Miranda Kerr: Fala Sobre a Importância de Viver Uma Vida Eco em Família

A modelo cujo seu dia-a-dia se rege por um profundo respeito pelo meio ambiente. Por: ELLE Portugal Imagens: Nino Muñoz -- Styling: Bárbara Garralda --

Miranda sempre foi movida pelo amor: a sua família – que acaba de aumentar após o nascimento do seu filho Myles no passado mês de outubro – , o planeta – o seu espírito eco acompanha-a desde que nasceu –, a sua profissão – modelo e empresária na área de beleza – e, claro, ela mesma. «Sigo o meu coração. É importante mantê-lo feliz porque a beleza não está em como és por fora, mas como te sentes por dentro; é algo que se transmite. Se tratas os outros com respeito e gratidão, não só te sentes naturalmente bem como vais, quase de certeza, receber algo bom em retorno», assegura.E parece que Miranda Kerr (nascida em Sidney, no ano de 1983) está a colher os frutos do seu esforço e carinho (muito carinho). Nos seus quase 37 anos de idade, a modelo confessa «estar agradecida à vida», porque tem «três filhos saudáveis {Flynn, fruto da sua relação com Orlando Bloom, Hart e o recém nascido Myles} e um marido maravilhoso», Evan Spiegel, empresário e criador do Snapchat. A sua infância foi passada na Austrália, longe dos holofotes que, mais tarde, a sua carreira fez acender no seu dia a dia, e rodeada de espaços verdes, o que a influenciaria a vir a ser uma autêntica embaixadora do meio ambiente.

Foi uma das primeiras topmodels que começaram a promover uma sociedade sustentável… Porque o fez?

Cresci numa casa de campo e, desde pequena, fui ensinada a cuidar do meio ambiente. A compreender que devemos ser responsáveis pelo planeta e ter consciência da importância de apagar as luzes ou passar pouco tempo no duche. Isso é o que marca a diferença. As pessoas tendem a pensar apenas nas grandes mudanças. No entanto, é através de pequenas alterações de hábitos, aparentemente insignificantes, que conseguimos alcançar resultados positivos enormes.

Como podemos todos contribuir?

Comprar produtos naturais em mercados locais, usar sacos de algodão orgânico reutilizáveis, reciclar tudo o que for possível, substituir as garrafas de plástico por outras feitas com materiais de maior duração, optar por aparelhos que utilizem a energia de uma forma mais eficiente.

Transmitir esta filosofia de vida de uma forma positiva e com um discurso claro é algo em que está empenhada?

Claro que sim! O fundamental para mim é que todos aprendam a respeitar o planeta desde novos. Cresci a ajudar a minha avó na horta, onde cultivava legumes, e isso é algo que gostava de proporcionar aos meus filhos; por isso, na minha casa de Los Angeles, temos um pequeno jardim. Adoro que os meus filhos desfrutem dele e que consigam colher alimentos que depois cozinhamos em família.

Tem outros apontamentos ecológicos em sua casa?

O Evan deu-me recentemente como presente a instalação do Skywater 300, um instrumento que capta a humidade do ar e transforma-a em água potável. No geral, no nosso dia a dia, tentamos rodear-nos de elementos que não sejam nocivos para o meio ambiente.

Uma das suas prioridades é proteger e cuidar aquilo que a rodeia, portanto. E a Miranda, como é que se cuida?

É importante teres tempo para ti própria, teres amor próprio e valorizares quem és. Deves ser amável contigo antes de o seres com os outros. Quanto mais feliz fores, mais à vontade vais estar com as pessoas que estão ao teu redor. Tens que ter sempre como o teu principal objetivo seres a tua melhor versão, tanto com os outros como contigo mesma.

Com três filhos – um deles bebé –, como consegue encontrar tempo para si mesma todos os dias?

O despertador do meu marido toca todos os dias às cinco da manhã e os meus filhos só se levantam às seis e meia. Aproveito essa margem de uma hora e meia para praticar meditação ou ioga. No início não gostava que o Evan acordasse tão cedo, mas agora até agradeço porque assim disponho desse tempo para mim. É a maneira perfeita de começar o dia.

 

«Sigo o meu coração. É importante mantê-lo feliz porque a beleza não está em como és por fora, mas como te sentes por dentro. É  algo que se transmite.»

 

Sabemos como mantém a sua mente e o seu espírito tranquilos, mas como cuida do seu bem-estar físico?

Ambos estão conectados, sobretudo através da alimentação. Como de forma muito saudável, mas com uma abordagem equilibrada: 80% dos alimentos que ingiro são saudáveis, o que me permite dedicar os restantes 20% a pequenos caprichos. A vida deve ser desfrutada e, por isso, acredito que devemos viver em harmonia.

Alguma recomendação específica?

Ultimamente, tenho aconselhado aos meus amigos que bebam um copo de água com limão de estômago vazio, logo para começar o dia. De seguida, um sumo de aipo orgânico. Deves mesmo dar estes dois passos seguidos todos os dias e sentirás um boost de energia imediato.

Foi mãe há pouco tempo. Como está a correr a recuperação?

Faço um esforço para ser gentil comigo própria e não exigir demasiado de mim. Não há pressas. Não pressionei o meu corpo antes de achar que ele estava completamente preparado; quis deixá-lo descansar. Recomecei a praticar um pouco de ioga e de pilates, e também vou nadar ou dar passeios com as crianças. Isso sim, traz me uma sensação de tranquilidade absoluta.

E claro, combina isso com os produtos da sua marca de beleza sustentável, Kora Organics.

Sim, é verdade. Usei-os durante toda gravidez, inclusive. Mais, uso-os há dez anos e garanto-lhe que a minha pele está na melhor fase de sempre. É maravilhoso protegê-la com ingredientes orgânicos. Porque haverias de preferir algo cheio de componentes químicos?

Principalmente quando, dessa forma, está a respeitar e a proteger ainda mais o planeta…

Encanta-me a ideia de criar estes produtos porque é uma forma de alimentar a minha paixão pela saúde e pelo cuidado pessoal e, ao mesmo tempo, permite-me ser ecológica. Estou tremendamente orgulhosa porque, na Kora Organics {à venda em www.koraorganics.com}, tudo é de origem natural e temos a mais importante certificação bio do mundo: Ecocert. A nossa produção é responsável… até às embalagens, que são 100% recicláveis. É muito emocionante! É conseguir dar às pessoas a oportunidade de puderem cuidar de si de uma forma totalmente segura e saudável.

Utiliza os produtos nos seus filhos também?

Claro! Dou-lhes banho todos os dias com um dos nossos sabonetes e, se estão com a pele mais seca, o creme de corpo resulta super bem. O meu marido também usa Kora Organics! Utiliza o esfoliante Turmeric Mask 2-in-1 todas as manhãs no duche; depois, um óleo e uma loção corporal. Algumas noites aplico-lhe a máscara de rosto (risos) e ele protesta logo: “Então, o que vem a ser isto?”, pergunta-me. Mas, na manhã seguinte, gosta sempre do que vê ao espelho.

Conheceu Evan em 2015 e já teve oportunidade de partilhar o quão mágico foi o momento. Como têm mantido a chama?

Estamos profundamente apaixonados. Esforçamo-nos para continuarmos a ser românticos e por encontrar tempo só para os dois, apesar de termos uma vida super atarefada. Somos bastantes diferentes um do outro, contudo complementamo-nos na perfeição. Ele é mais à base da cabeça e eu do coração. Uma combinação genial.

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de junho/julho.