Miley Cyrus Fez de «Santa Baby» Uma Canção Sobre Empoderamento Feminino

No programa The Tonight Show, a cantora interpretou o tema mas fez uns ajustes à letra. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

«Santa baby, I want a yacht and really that’s not a lot», canta Eartha Kitt a dada altura da música Santa Baby. Em 1953, ano em que o tema foi escrito, poderia ser bastante aceitável pedir ao Pai Natal um grande iate (e casacos de pelo verdadeiro, carros topo de gama e até a escritura de uma mina de platina) mas em 2018 há outras coisas mais importantes. Pelo menos para Miley Cyrus, que recentemente interpretou esta canção no programa The Tonight Show com uma letra diferente da original. O resultado? Uma melodia natalícia menos sexista.

Ontem, 20 de dezembro, a cantora norte-americana de 26 anos foi a grande convidada do programa de Jimmy Fallon. Quando foi desafiada pelo humorista a cantar Santa Baby, Miley Cyrus tratou de fazer uns ajustes à letra: a sua versão da música aborda temas como a igualdade salarial entre géneros, o assédio no local de trabalho e a independência financeira da mulher. Temas que não constam na versão original da canção, onde a mulher é retratada como uma consumidora de bens materiais, que espera ansiosamente pela chegada do Pai Natal para receber tudo aquilo que deseja.

«I can buy my own damn stuff» («Consigo comprar as minhas coisas sozinha, numa tradução literal») e «Santa baby I don’t need any fancy jewellery» («Pai Natal, não preciso de jóias caras») são alguns dos versos cantados por Miley Cyrus. Mas há outros: «Listen Santa to what I say, a girl’s best friend is… equal pay» («Ouve, Pai Natal, aquilo que vou dizer, o melhor amigo da mulher é um pagamento justo») e «Santa baby, I’d love to know my ass won’t get grabbed at work by some ignorant jerk» («Pai Natal, adoraria saber que o meu rabo não será apalpado no trabalho por algum idiota ignorante») são os novos versos deste clássico natalício. 

No vídeo, em baixo, pode ouvir a versão completa de Santa Baby na voz de Miley Cyrus.