15 Vezes Que Meghan Markle Desafiou as Tradições da Família Real

Obedecer ao protocolo da Família Real parece ser tarefa difícil para Meghan Markle. Por: Bárbara Pires -- Imagens: © D. R.

Parece que Meghan Markle ainda se está a adaptar ao protocolo da Família Real. Mas será mesmo isso ou a Duquesa de Sussex é apenas bastante disruptiva? Aqui fica uma lista de 15 coisas que Meghan fez e que não era suposto.

Usou sandálias rasas e descalçou-as em público 

Há uma regra importante que diz que um membro da Família Real não se descalçar em público. Especialmente durante visitas a outros países. Em outubro de 2018, numa visita à Austrália (e, sim, na praia) Meghan descalçou as sandálias para se juntar a todos perto da areia.

Verniz de preto

Quem resiste pintar unhas com verniz preto? Nós não resistimos e parece que Meghan também não. Em dezembro de 2018 entregou o Fashion Award para melhor designer feminina a Clare Waight Keller, diretora criativa da Givenchy e criadora do seu vestido de casamento, com as unhas pintadas de preto. Tradicionalmente, apenas se podem usar cores claras ou transparentes na manicure Real.

Usou um vestido acima do joelho

É aconselhado as mulheres da Família Real optarem por vestidos acima do joelho e, de preferência, com collants. Meghan não fez nenhuma das duas. Alguém não recebeu o lembrete… Mas não foi a única, Kate Midletton também já usou mais que uma vez bainhas mais curtas do que é suposto.

Carteira à tiracolo

Estamos mais que habituadas a ver as duquesas, princesas e rainhas com as famosas clutches, certo?  Com Meghan a situação é bem diferente. A Duquesa de Sussex usou uma carteira com alça o que a deixou livre para cumprimentar quem ela quisesse. Isto porque ninguém pode cumprimentar a Realeza até que a mesma estenda a mão.

Demonstrou afeto em público

Uma das regras mais antigas do protocolo diz que os casais não se devem tocar em público. Porém, Harry e Meghan andam de mão dadas, dão beijinhos ou pousam a mão na perna um do outro. Pode parecer super normal, mas é visto quase como um escândalo na realeza.

Vestiu um macacão

Não aconteceu não uma, mas duas vezes. Meghan Markle usou um macacão preto, mas a rainha Isabel II prefere que as mulheres usem saias ou vestidos.

Entrou sozinha na Igreja no dia do casamento

Depois de muita especulação de quem levaria Meghan ao altar, acabou por acontecer aquilo que não se esperava de todo. Meghan caminhou até ao altar sozinha. Um acontecimento nunca antes visto no mundo da realeza britânica.

O baby shower foi em território americano 

Os americanos são praticamente os únicos a ter como tradição um chá de bebé. A moda está a pegar, mas não parece ter chegado ainda à Família Real. O evento foi organizado por Serena Williams, a tenista e a melhor amiga da duquesa, e aconteceu longe da Família real.

Falou publicamente sobre o empowerment feminino

Em fevereiro de 2018, Meghan falou no painel da associação do príncipe William e do príncipe Harry, Royal Foundation, sobre as várias campanhas sobre os Direitos das Mulheres. «Agora com as campanhas #MeToo e Time’s Up, não há momento melhor para manter os holofotes nas mulheres que se sentem seguras e nas pessoas que as apoiam», disse.

Escolheu o próprio médico para dar à luz

Segundo o Daily Mail, Meghan descartou os habituais obstetras da Família Real. Alan Farthing e Guy Thorpe-Beeston, os responsáveis pelos partos de Kate Middleton não foram os médicos responsáveis pelo parto da Duquesa de Sussex. Em vez disso, preferiu escolher a sua própria equipa de parto e a médica responsável foi uma mulher.

Arrasou em looks de pretos dos pés à cabeça 

Durante uma visita a Irlanda, Meghan optou por um vestido preto. Segundo a tradição só se devem usar pretos quando se está de luto.

Deu autógrafos

Já não é novidade que Meghan Markle gosta de afeto e de chegar bem perto das pessoas, e por isso, a Duquesa de Sussex não viu problema nenhum em dar autógrafos. Não é permitido membros da Família Real darem autógrafos.

Usou calças de ganga rasgadas

Foi nos jogos paralímpicos «Invictus Games» que o Príncipe Harry e Meghan deram as mãos em público. E foi também a primeira vez que ela usou uma calça de ganga rasgadas. É visto, claramente, como uma grande informalidade por parte da Família Real.

Passou o Natal com a Família Real 

Meghan Markle foi a primeira noiva a passar as celebrações natalícias com a Família Real britânica. Em 2017, o príncipe Harry perguntou à Rainha Isabel II se Meghan podia passar o Natal com eles, uma vez que já se tinha mudado para Inglaterra e estava longe da família.

O seu vestido de casamento não foi criado por uma marca britânica 

Provavelmente, Meghan também foi a primeira noiva a usar um vestido de casamento de uma marca que não é britânica. É claro que Clare Waight Keller é britânica, mas a Givenchy claramente não é.