Kim Kardashian: a Nova Naomi Campbell, Pelo Menos no Que Diz respeito à Roupa

«Keeping Up With Naomi?» Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: © GTRESONLINE © Instagram @diet_prada e @kimkardashian

Kim Kardashian tem aparecido recentemente com uma série de looks que são uma cópia quase fiel, das escolhas de Naomi Campbell há 30 anos. Se dúvidas houvesse de que os anos 90 voltaram em força, esta seria a derradeira prova.

Nas redes sociais as opiniões dividem-se entre aqueles que afirmam tratar-se de uma apropriação directa do estilo da supermodelo e os que acham que se trata apenas de uma fonte de inspiração. Na famosa conta de Instagram @diet_prada, podemos ver um apanhado das vezes em que Kim ‘copiou’ Naomi. A dupla de fundadores desta conta de Instagram, Lindsey Schuyler e Tony Liu, usa um método  bastante simples e eficaz para justificar as acusações de apropriação contra Kim, ao justapor duas imagens tornando evidentes as suas semelhanças.

Quem é quem: Kim ou Naomi?

Tudo começou em maio de 2018, quando a celebridade apareceu na festa do Met Gala com um vestido preto da Versace, curto e com uma espécie de espartilho, com fivelas a ligar ao pescoço, que nos lembra um certo estilo bondage. O mesmo vestido, apesar de pertencer à coleção do outono/inverno de 1992, ficou famosos quando foi usado por Naomi Campbell em 2014, durante a filmagem de um episódio de «The Face».

As aparições seguintes de Kardashian com looks semelhantes a Campbell recomeçaram em Dezembro de 2018. Na primeira, durante o desfile pre-fall de 2019 da Versace, Kim usava um vestido da marca da coleção de outono/inverno de 1997, prateado com alguns reflexos rosa e decote baixo e drapeado, com um aspecto muito próximo a um dos vestidos que Naomi usou nos anos 90. No dia seguinte, a celebridade foi avistada na Broadway para a première de «The Cher Show», mais uma vez com um vestido Versace, desta vez, cinza metalizado, longo e de costas nuas, que a supermodelo britânica desfilou no outono de 1998.

No dia 7 de março, Kim publicou uma fotografia seu Instagram com um macacão justo preto de renda e veludo. A criação é da autoria do falecido Azzedine Allaïa da coleção outono/inverno de 1991, usado no desfile por Naomi, que não demorou a comentar a fotografia de Kardashian com vários corações. O mais recente look da supermodelo, recuperado pela rainha do contouring, aconteceu no dia 9 de março. A ocasião foi o casamento de Chance the Rapper, em Newport Beach na California. Para assistir ao enlace dos amigos Kim usou um vestido de seda em tons de lilás e azul claro, com renda de lado, mais uma vez  um modelo vintage da Versace, este da coleção outono/inverno de 1996, e mias uma vez um modelo que tinha sido desfilado por Naomi.

Veja na galeria em cima as semelhança entre os looks dos anos 90 de Naomi Campbell e Kim Kardashian.