Karlie Kloss:«Nunca imaginei que algum dia iria trabalhar em moda»

A modelo assina a nova edição de colecionador de Good Girl Dot Drama da Carolina Herrera. imagens: © D.R Carolina Herrera

O filme publicitário e as imagens da campanha apresentam-nos Karlie Kloss no seu estado natural: confiante, delicada e com um brilhozinho nos olhos. Rosto da fragrância Good Girl desde o seu lançamento, a modelo  envolveu-se em 2019 no processo criativo de Carolina Herrera. Esta participação colaborativa resultou numa versão de colecionador da eau de parfum Good Girl Dot Drama. A propósito deste lançamento, falámos com a modelo sobre o poder que reside no perfume,  e se revela com esta fragrância, e sobre o seu sentido de obrigação em passar uma mensagem de empoderamento no feminino para as gerações de mulheres mais jovens.

Colaboraste com a Carolina Herrera de Baez na criação do Good Girl Dot Drama. Como é que foi o processo criativo?

Foi uma experiência incrível trabalhar de uma forma tão próxima com a Carolina Herrera de Baez. Queríamos que este projeto refletisse o glamour, a elegância e o mistério pelos quais a marca sempre foi conhecida. Ao mesmo tempo, queríamos que o frasco fosse também um acessório, e escolhemos o padrão polka dot.

Porquê este padrão?

O polka dot é um dos padrões-assinatura da marca. Aliás, ele foi usado no primeiro perfume da Carolina Herrera em 1988! Para mim, este padrão é um clássico – resulta em peças  mais informais ou formais, e é o equilíbrio perfeito entre o clássico e o moderno.

Como definirias glamour?

Para mim, glamour é a expressão do estilo individual de uma forma natural e sem esforço algum envolvido. Independentemente de estares a usar uma simples t-shirt ou um vestido mais formal, quando estás confiante e confortável com o teu próprio sentido de estilo, é uma sensação incrivelmente poderosa. Na última campanha de Good Girl, interpreto uma femme fatale que incorpora mistério, sensualidade e, acima de tudo, glamour. Foi um papel divertido e empoderador.

Desde que começaste a tua carreira, a indústria ficou mais global e parte do mistério foi perdida. No entanto, a conectividade também trouxe muitos avanços.

É fascinante observar o impacto da tecnologia na indústria da moda e como as coisas evoluíram. As redes sociais ajudaram a democratizar a moda e a beleza de maneiras interessantes, permitindo que mais pessoas, marcas e influenciadores se envolvessem na indústria e partilhassem as suas perspectivas. Esta conectividade global é extremamente benéfica e permite que pessoas de todos os lugares usem a sua voz e sejam ouvidas, que construam e ampliem negócios e criem impacto social, quer a uma escala local como global. No entanto, embora seja incrível estar tão conectado, também acho importante fazer uma pausa do telefone e da tecnologia de vez em quando e estar mais presente no momento.

Nesta campanha, deixas transparecer o tipo de autoconfiança que atrizes como Greta Garbo, Marlene Dietrich e Lauren Bacall tinham quando representavam. Como é que conseguimos aumentar a nossa autoestima?

A autoconfiança é uma das qualidades mais importantes que uma mulher pode ter. Autoconfiança é atitude e um estado de espírito. É aceitares-te e sentires-te confortável com a pessoa que és. Eu sinto-me mais confiante quando cuido de mim e quando faço coisas que adoro – independentemente de ser exercício físico, meditação ou passar tempo com a minha família e com os meus amigos.

Apesar de teres a tua carreira como modelo estabelecida, há alguns anos voltaste à universidade para estudar Programação. Como é que isso se proporcionou?

Sempre tive muito interesse em matemática e ciência, por isso decidi frequentar a minha primeira aula de programação em 2014 para aprender mais sobre a tecnologia que estava a mudar o mundo à minha volta. Percebi muito depressa o quão criativa a Programação consegue ser, mas também percebi que o número de mulheres que estavam a aprender esta ferramenta de vida não era significativo. Essa experiência inspirou-me a começar a minha organização Kode With Klossy. Quatro anos depois, construímos uma comunidade de jovens mulheres fantástica, que se empoderam através da tecnologia. As nossas alunas são o futuro, e dar-lhes as ferramentas certas e as oportunidades vai empoderá-las no caminho do sucesso.

Por falar em empoderamento, um perfume pode ser usado como um dos seus símbolos?

Os perfumes são uma parte invisível do nosso estilo pessoal e têm um efeito poderoso na forma como os outros nos veem e se lembram de nós. Para mim, pôr um pouco de Good Girl empodera-me e dá-me uma dose de autoconfiança imediata.

Quais são as tuas lembranças aromáticas mais felizes?

Quando era mais nova, adorava cozinhar com o meu avô. A minha receita favorita de fazer eram as suas bolachas de gengibre. A minha família e eu ainda fazemos essas bolachas em feriados e ocasiões especiais, e o doce cheiro da canela desperta memórias daqueles momentos especiais partilhados com o meu avô.

Todos os anos, muitas pessoas entram no universo da moda, mas muitas poucas alcançam o patamar em que tu estás. Quando começaste tinhas algum ídolo ou alguém que usavas como referência?

Sempre tive modelos como a Cindy Crawford e Christy Turlington, que usaram as suas vozes e plataformas para criar negócios e aumentar a conscientização sobre problemas com os quais se importam, como minhas referências principais na indústria. Nunca imaginei que algum dia iria trabalhar em moda. Então, para mim, ver estas mulheres incríveis a usarem as suas carreiras para alimentar outras paixões, foi algo com que me consegui identificar. Carolina Herrera também teve uma influência incrível em mim. Quando a conheci no início da minha carreira, ela foi tão gentil, forte e elegante… É um sonho tornado realidade poder trabalhar com ela hoje, principalmente de uma forma próxima.

O que faz um perfume ser intemporal?

Para mim, um perfume intemporal é uma fragrância poderosa e delicada. Good Girl atinge esse equilíbrio perfeito com as suas notas luminosas e escuras, para além de ser um perfume duradouro e memorável. Também é um verdadeiro reflexo da personalidade e visão de Carolina Herrera e Carolina Herrera de Baez: sofisticado, autêntico e forte.

A eau de Parfum Good Girl Dot Drama já está disponível por € 120, 95.

Veja na galeria em cima as imagens de arquivo em que Karlie Kloss se inspirou.