Duques de Sussex Já Estão a Devolver Dinheiro Público Gasto Em Frogmore Cottage

Meghan Markle e Harry pagam 20 mil euros por mês para manter a sua casa em Londres. Por: ELLE Portugal Imagem: © GTRESONLINE.

Os Duques de Sussex trocaram o Reino Unido pelo Norte da América, assim que os seus deveres enquanto membros sénior da família real britânica chegaram ao fim. No entanto, continuaram a manter a Frogmore Cottage e, tal como o Príncipe Harry havia garantido em janeiro deste ano, já começaram a devolver, aos ingleses, o dinheiro público utilizado para as renovações da propriedade realizadas pelo casal, na altura em que aí viviam. Esse dinheiro terá vindo do Sovereign Grant, um fundo atribuído à Rainha para que os membros sénior da família real possam desempenhar as suas funções.

De acordo com o The Mail on Sunday, o pagamento dos £2.4 milhões (cerca de €2.6 milhões), gastos na casa de cinco quartos oferecida pela monarca no casamento destes, terá começado no mês passado, ainda que de forma discreta. Meghan Markle e o Príncipe Harry estarão, de momento, a pagar £18 mil (aproximadamente €20 mil) por mês para que Frogmore permaneça a sua residência oficial. Este valor cobre não só a renda do imóvel como vai amortizando o valor despendido nas obras.

Este pagamento faz parte, segundo o jornal, de um acordo em que os duques «pagam um valor superior ao da taxa comercial, permitindo que estes saldem os custos das obras com o excesso». Assim, como nota o mesmo órgão de comunicação, serão necessários mais de 11 anos para pagar o valor despendido na renovação.

Reivindicação dos britânicos

No mês passado, os contribuintes ingleses urgiram o casal a pagar os £2.4 milhões correspondentes às obras na propriedade. Como avançava o Daily Mail, já em abril, a Taxpayers’ Alliance e o Republic, um grupo anti-monárquico, exigiam que o casal indemnizasse o público, com transparência.

Onde vivem agora os Duques de Sussex

De momento, a Frogmore Cottage está vazia. O casal está, agora, em Beverly Hills, Los Angeles, depois de se terem mudado do Canadá, em março. De acordo com o E!Online, os Duques estão numa mansão de oito quartos e 12 casas-de-banho, com um valor estimado de $18 milhões. O espaço pertencerá a Tyler Perry e não é claro se Meghan e Harry o estão a arrendar ou tiveram apenas um convite do ator para aí ficar.