Quatro Frases Marcantes dos Primeiros Discursos de Meghan Markle como Duquesa

A educação das mulheres e o sufrágio feminino pautaram os discursos da Duquesa de Sussex. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © GTRESONLINE.

Desde 16 de outubro que Meghan Markle e o marido, o Príncipe Harry, estão numa visita oficial pela Austrália, ilhas Fiji, Tonga e Nova Zelândia.

Na primeira deslocação internacional dos Duques de Sussex em representação da casa Real inglesa, as atenções têm estado maioritariamente voltadas para a ex-atriz norte-americana, não só pelo facto de estar grávida de poucas semanas, mas pelos discursos feministas que tem vindo a proferir em prol da educação das mulheres e sobre a importância do sufrágio feminino.

Abaixo, reunimos as frases mais marcantes de Meghan Markle durante esta visita oficial, que termina amanhã, dia 31 de outubro.

Sobre o percurso de Meghan Markle na universidade

«Foi com bolsas de estudo, com programas de ajuda financeira e com os ganhos de um emprego no campus universitário que eu consegui ser estudante numa universidade, e sem dúvida que todo o esforço valeu a pena.»

Sobre o direito universal à educação

«Todas as pessoas devem ter a oportunidade de receber a educação que desejam, mas, mais importante, a educação que têm o direito de receber.»

Sobre a capacitação das mulheres

«Proporcionar-lhes [às meninas e mulheres dos países em desenvolvimento] acesso à educação é a chave para o desenvolvimento económico e social, porque quando as meninas recebem as ferramentas certas para terem sucesso, elas podem criar um futuro incrível — não só para elas, mas para todas as pessoas à sua volta.»

Sobre o que representa o sufrágio feminino

«O sufrágio das mulheres é sobre o feminismo, mas o feminismo é sobre justiça. O sufrágio não é simplesmente o direito ao voto, mas também o que isso representa: o direito humano básico e fundamental de poderem participar nas escolhas para o vosso futuro e para o futuro da vossa comunidade.»