Diane Keaton: a Mulher de 73 Anos que Todas as Miúdas de 20 Vão Querer Seguir

De Annie Hall a @diane_keaton. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: © Instagram @diane_keaton © GTRESONLINE

Diane Keaton, de 73 anos, está a fazer furor no Instagram com a conta @diane_keaton. A actriz americana, de 73 anos, que ficou famosa nos anos 70 pela participação em vários filmes de Woody Allen, ganhou também grande notoriedade a nível de estilo, sobretudo com «Annie Hall».

De Annie Hall a @diane_keaton.

O estilo icónico de Annie Hall não se deve apenas à interpretação de Keaton — que lhe valeu um Óscar de melhor atriz em 1978 —, mas também às escolhas de guarda-roupa usadas pela atriz. Keaton conta à Vogue US, por altura do lançamento do seu livro Then Again em Novembro de 2015, que no início da rodagem do filme, Woody Allen lhe disse: «Usa aquilo que quiseres usar — ao qual ela respondeu —Aquilo que quiser usar? Foi a primeira vez que alguém me disse isso. E, por isso, fiz aquilo que Woody me disse ou, antes, roubei aquilo que queria usar às mulheres das ruas do Soho». O estilo das ruas do Soho traduziu-se calças caqui de cintura subida e vincadas, colete e gravata sobre uma camisa e chapéu, ou seja, elementos de guarda-roupa então considerado masculino.

Actualmente, conseguimos ter acesso ao novo estilo de Diane Keaton através da sua conta de Instagram @diane_keaton, onde recentemente começou a publicar os seus looks actualizados através de selfies ao espelho. A página, de estilo eclético como a atriz, começou por ter fotografias de autor, stills e clips de filmes, especialmente de Buster Keaton (sim, a referência ao nome é clara!), fotografias de arquivo, sem autor específico, entre as quais suas, fotografias de família e do cão, cujo último vídeo tem o maior número de visualizações da página.

«TODAY’S OUTFIT»

No entanto, foram as publicações da série «TODAY’S OUTFIT», que valeram à sua página de Instagram um número crescente de visualizações. Nestas publicações, Keaton oscila entre coordenados inteiramente pretos ou brancos, sempre complementados com um chapéu negro de copa alta, que faz lembrar o estilo intemporal de Yohji Yamamoto. Na verdade, se olharmos para a primeira publicação, que data de 1 de fevereiro deste ano, conseguiríamos ver uma Annie Hall contemporânea. Para além do chapéu, a atriz está vestida com um smoking preto, de fit justo, realçado pelo uso de um cinto largo e botas de cordões, de cano alto e sola alta também pretas. Três dias depois, na publicação seguinte, as calças são substituídas por uma saia de comprimento médio, e vemos a atriz a usar alguns acessórios como um lenço às bolinhas preto e branco, vários colares longos com cruzes e óculos escuros.

Na terceira publicação de 11 de fevereiro, vemos Keaton com o usual chapéu, mudando abruptamente para o branco. O novo look é um vestido branco oversized, sandálias da mesma cor e um lenço às riscas à volta do pescoço.

A partir daí, Diane faz uma incursão por outras cores e até alguns padrões, sobriamente, deixando mesmo o famoso chapéu de lado, até que numa publicação de 21 de Fevereiro, parece voltar ao estilo dos anos 70: calças caqui, de cintura subida e vincadas e casaco comprido. Nas publicações mais recentes, que datam de 25 de fevereiro e 2 de março, voltamos a ver a atriz de chapéu e de branco e preto, com uma novidade: na descrição, faz a referência directa aos autores de algumas das peças que usa. Note-se ainda que em todas as publicações, Diane Keaton usa maiúsculas, o que imediatamente lhe atribui uma certa comicidade e estilo.

Veja na galeria em cima algumas imagens da conta de Instagram @diane_keaton, incluindo os looks que tornaram esta página famosa.