Vivienne Westwood Traz o Grunge Para a Colaboração com a Burberry

A coleção apoia a Cool Earth, uma organização que pretende salvar as florestas tropicais. Por: Inês Aparício -- Imagens: © Burberry

Punk e clássico, rebelião e tradição, passado e futuro: são estes os conceitos que resumem e definem a recente colaboração entre Vivienne Westwood e a Burberry. A parceria já tinha sido anunciada em julho, aquando da partilha de três publicações do Instagram da marca, mas só agora está disponível.

Para a coleção de edição limitada, Riccardo Tisci (ao leme da Burberry desde março) e Vivienne Westwood foram ao baú da designer — trazendo de volta peças icónicas como as boinas, sapatos de plataforma e os kilts — e reinventaram o clássico padrão da casa britânica, o vintage check. Os dois preferiram uma abordagem unissexo, ainda que no site existam as secções feminina e masculina da coleção (com artigos iguais em ambas, mas com tamanhos diferentes).

Da parceria resultaram camisas de golas dramáticas, mini (ou mesmo micro) saias, calças, calções, meias, gravatas, sapatos, boinas e, obviamente, trench coats, em que o padrão xadrez domina.

Uma coleção que quer salvar o ambiente

Vivienne Westwood é conhecida por ser rebelde e ativista, especialmente por causas ambientais, e por isso não é surpresa que esta coleção esteja associada a uma organização inglesa sem fins lucrativos que procura combater o desmantelamento de florestas tropicais e as alterações climáticas. A Cool Earth, a ONG escolhida para ser promovida pela parceria, conseguiu salvar, desde 2007, quase 400 mil hectares de florestas tropicais.

«Cool Earth has a plan to save the rainforest» (em português, A Cool Earth tem um plano para salvar a floresta tropical), uma mensagem manuscrita da icónica designer britânica, foi estampada numa t-shirt da coleção, tornando-se o foco da mesma.

A coleção está já disponível no site da Burberry e em lojas selecionadas em vários pontos do mundo, com preços que variam entre os €55 e os €1.490. No entanto, algumas das peças já estão esgotadas, como a camisa ou a gravata, e outras estarão apenas disponíveis para compra brevemente — ainda que no site não seja estimada nenhuma data.