Victoria’s Secret: Modelos Assinaram Uma Carta Aberta Sobre Assédio Sexual

As modelos exigem que a marca tome medidas perante todos os escândalos que vieram a público. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: © Gtresonline

Mais de 100 modelos assinaram a carta aberta dirigida a Johan Mehas, diretor executivo da Victoria’s Secret. No documento redigido pela Model Alliance, organização jurídica sem fins lucrativos, pede-se que a marca tome medidas legais para defender as suas modelos de assédio e abuso sexual.

«Desde as manchetes sobre Jeffrey Epstein amigo íntimo do CEO da L Brands, Lexie Wexner, às alegações de má conduta sexual por parte dos fotógrafos Timur Emek, David Bellemere e Greg Kadel, é bastante perturbador pensar que este homens aparentemente tenham usado as suas ligações de à Victoria’s Secret para aliciar e abusar de raparigas vulneráveis», lê-se na petição que foi entregue esta terça-feira, 6 de agosto.

Um compromisso com as modelos

Na carta é ainda reforçada a necessidade da Victoria’s Secret assinar o programa Respect, criado em 2018. Este documento visa proteger as modelos com medidas rígidas para as empresas, e com processos para que possam ser reportados mais facilmente os casos de abuso. A marca de lingerie está em negociações para assinar este compromisso há vários meses. Com esta carta a Model Alliance quer acelerar o processo.

«Nós estamos sempre preocupados com o bem-estar das nossas modelos e temos dialogado continuamente com a Model Alliance e outros para que consigamos cumprir um progresso significativo na indústria» disse o porta-voz da Victoria’s Secret ao BoF.

As modelos que assinaram a carta

Um dos antigos anjos que assinou a petição foi Doutzen Kroes. A ela juntaram-se Christy Turlington Burns, Carolyn Murphy, Edie Campbell, Gemma Ward, Iskra Lawrence, Karen Elson e  Milla Jovovich.

Este é mais um problema que a marca tem de enfrentar. A polémica surge na mesma semana em que o diretor criativo, Ed Razek se despediu. Foi também anunciado que este ano a Victoria’s Secret não faria o seu tradicional desfile. A notícia sobre o fim do desfile foi confirmada pela modelo Shanina Shaik.