Vetements Acusa a Balenciaga De Copiar Um Modelo de T-shirt

No fundo, Demna Gvasalia terá copiado o próprio Demna Gvasalia. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Quando achávamos que o Diet Prada era o verdadeiro watchdog da Moda, sempre preparado para denunciar casos de plágio, eis que a Vetements decide dar passos na mesma direção, acusando a Balenciaga de copiar um modelo da marca. Mas será que é mesmo uma imitação, uma vez que ambas as peças foram desenhadas pela mesma pessoa? É esta a pergunta polarizadora que divide os seguidores nas redes sociais, que lembram que foi Demna Gvasalia quem deu vida a ambas.

Sim, caso já não se recorde, o designer fundou a Vetements e manteve-se à frente da marca até setembro do ano passado, altura em que anunciou a saída para «perseguir novos projetos». Este continuou ao leme da Balenciaga, na qual é diretor criativo desde 2015.

A acusação de plágio

Foi no Instagram que a maison com base em Zurique – cujo CEO é Guram Gvasalia, irmão de Demna – salientou as semelhanças entre os modelos criados em 2019 e agora, por ambas as marcas. Acompanhada pela descrição ‘WTF’, a publicação mostra uma t-shirt preta com uma espécie de etiqueta no peito, onde se pode ler «Hello, my name is capitalism» (numa tradução livre, «olá, o meu nome é capitalismo»), e uma sweatshirt também negra, com um logo no qual se vê a frase «Hello, my name is Demna» (em português, «olá, o meu nome é Demna»). Enquanto a primeira pertence à coleção de primavera/verão 2020 da Vetements, apresentada num McDonald’s nos Campos Elíseos, em Paris, a outra faz parte da linha desenvolvida a propósito do lançamento da playlist com o mesmo nome para a Balenciaga.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

WTF

Uma publicação partilhada por VETEMENTS (@vetements_official) a

Até ao momento, a Balenciaga não abordou ainda a questão ou fez qualquer comentário relativo às alegações de plágio.