Uma Viagem Pelos Vestidos Mais Icónicos De Zac Posen Agora Que a Marca Terminou

O designer anunciou na sexta-feira, 1 de novembro, o fim da marca. Por: Inês Aparício -- Imagens: © GTRESONLINE.

A história da indústria da moda é contada através de uma infinidade de capítulos. E, na sexta-feira, mais um chegou ao fim. Zac Posen anunciou, no dia 1 de novembro, que a sua marca homónima terminou, depois de vários meses de negociações para tentar encontrar novos investidores.

Destes 18 anos desde que o criador pegou na caneta – quer para escrever a sua própria narrativa, quer para desenhar as peças -, ficam as silhuetas que abraçam o corpo e, por contraste, os volumes. Mas mais do que isso, fica a manipulação de materiais que deu vida a folhos em cascata, plissados e encaixes exímios. Tudo técnicas que puderam ser vistas nas passadeiras vermelhas de cerimónias de entregas de prémios ou da MET Gala, nos corpos de celebridades como Katie Holmes, Reese Witherspoon ou Rihanna. Além destas atrizes e cantoras, também vestiu membros da realeza, tendo criado a peça para o copo de água da Princesa Eugenie.

O fim de uma era

Este desfecho, que Zac Posen descreveu como «horrível» e «surreal», chegou depois de múltiplas tentativas por parte do criador e da sua equipa para que não fosse colocado um ponto final. «Estávamos num processo de venda [da marca] e ficámos sem tempo», explicou o criador, ao WWD. «Eu e a minha equipa tentámos de tudo para encontrarmos uma solução para continuarmos. Tenho tentado encontrar os parceiros estratégicos certos neste tempo complicado nas vendas e na indústria. O tempo acabou», adicionou. Isto significa que a sua última coleção, apresentada em setembro, não será comercializada, sublinha o mesmo site.

Nina Garcia, diretora da edição norte-americana da revista ELLE, com quem Zac Posen trabalhou enquanto jurado do Project Runway, fez questão de salientar, nas redes sociais, a importância do criador para a história da indústria. «A sua [do designer] habilidade não está apenas no design, mas também no fitting e na elegância. A alegria espalha-se por tudo aquilo em que o Zac toca. Zac, mudaste a moda americana de uma forma tão bonita, e estou muito orgulhosa de ti», escreveu Nina Garcia no Instagram. «Mal posso esperar pelo próximo capítulo», acrescentou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Thinking about my dear friend @zacposen and the legacy he created. I have known Zac since he was a young man. I was in the audience at his very first fashion shows and witnesses the talent he possesses blossom. He is truly a gifted designer. You only have to wear one of his gowns once to understand the transformative nature of his work. The craft is in not only his design, but in the fit and the elegance; in the joy Zac spreads to whatever he touches. Zac, you have changed American fashion in a beautiful way, and I am so proud of you. You cultivated a beautiful team and I know how much they loved you. Can’t wait for the next chapter. I love you my friend ❤️ @zacposen @elleusa

Uma publicação compartilhada por Nina Garcia (@ninagarcia) em

O futuro de Zac Posen

Ainda que as negociações decorressem há meses, o desfecho foi uma surpresa para o criador. Contudo, este mostrou-se determinado e positivo quanto ao futuro. «Penso ter trabalhado com integridade e cuidado», começou por dizer ao WWD. «Espero ter, por isso, uma longa carreira pela frente. Preciso de tirar um tempo para pensar nas minhas opções. Tenho-me focado na minha marca por muito tempo. Agora, esta é uma nova fase», continuou. «Veremos [como será o futuro]. Ter-me-ei sempre a mim. Terei sempre a minha criatividade», completou.

Veja na galeria, em cima, os vestidos mais icónicos criados por Zac Posen.