A Versace Acaba de Abrir a Sua Primeira Loja Sustentável

O espaço fica na zona de Bal Harbour, Miami, e foi (re)construída recorrendo a materiais eco-friendly. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © D.R.

O desaparecimento de dezenas de calotes polares, o aumento dos casos de tempestades, ou os meses de seca extrema podem até não ser suficientes para muitos (incluindo Donald Trump) acreditarem no aquecimento global. Mas (felizmente) para muitas mais este fenómeno é real e tem de ser travado. E claro que esta guerra contra-relógio precisa do maior número de aliados possível, e a Versace acaba de se alistar com a inauguração da sua primeira loja sustentável.

 

O espaço em questão fica na zona de Bal Harbour, em Miami, e foi desenhado pelo arquiteto Gwenael Nicolas (fundador da empresa de design e arquitetura Curiosity) que já criou espaços como o centro comercial de Ginza Six, em Tóquio.

Todos os mosaicos da loja foram aplicados manualmente e fabricados com vidro reciclado; a madeira das estruturas interiores foi certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC); e apenas foram usados pequenos apontamentos de mármore (para minimizar a extração de matérias-primas).

Para além do elevado critério ao nível dos materiais, existe ainda um sistema de controlo de intensidade das luzes LED, um sistema de controlo da temperatura e um esquema de luminotecnia que é adaptável às diferentes atividades do espaço.

Características que valeram ao espaço o LEED Gold (Leadership in Energy And Enviromental Design), um certificado reconhecido internacionalmente que garante que a loja foi (re)construída de forma sustentável, tendo em atenção todos os aspectos que ajudam a reduzir a pegada ecológica.