Vans Lança Coleção De Edição Limitada Inspirada em David Bowie

«O Homem que caiu na Terra» é a inspiração da nova coleção da Vans. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: cortesia Vans

A Vans lançou esta sexta-feira, 5 de abril, uma coleção dedicada à obra de David Bowie. A coleção, de edição limitada, é inspirada no imaginário do eclético músico britânico desde o êxito de 1969, Space Oddity, passando pelos anos 70 e a estética do rei do glam Ziggy Stardust, ao derradeiro álbum, Blackstar, de 2016. A coleção consiste nos usuais modelos de ténis da Vans, seis pares de adulto e dois de criança, dois bonés e duas t-shirts e uma sweatshirt.

Os ténis Vans x Bowie

A coleção de calçado inspirada em Bowie conta com seis pares de ténis de adulto e dois pares de criança. O álbum Space Oddity aparece homenageado nos ténis de skate Vans X DB Era. Com uma estética claramente alusiva à cover art do álbum, os ténis são às bolinhas azuis sobre um fundo em diferentes tonalidades de verde. Nas laterais da sola preta lê-se «Space Oddity», que aparece com o mesmo lettering da capa do álbum.

O álbum Hunky Dory, cuja capa consiste numa ilustração de Bowie com o cabelo amarelo e vestido com um casaco de pêlo aos quadrados pretos, brancos e cinza, está representado nos Vans Slip-On 47 V. Feitas de pêlo sintético com o mesmo padrão aos quadrados e camurça amarela com o nome do músico em branco, os ténis apertam na parte superior com um fecho de velcro. À semelhança dos Vans Era, têm também o nome do álbum de referência.

Inspirados no alter-ego de Bowie, Ziggy Stardust, os Vans Sk8-Hi Platform 2.0 são ténis de cano alto, em pele vermelha com o logo «Bowie» em relevo, repetido nas laterais, e sola preta de plataforma. Estes ténis estão também disponíveis nos tamanhos de mulher.

O outro modelo de cano alto desta coleção da Vans, os Vans X DB Sk8-Hi, continua a homenagear a estética do glam rock de Bowie. Este modelo existe em versão de adulto (também com tamanhos de mulher) e criança. Em camurça preta, com um padrão aos quadrados pretos e brancos nas laterais, onde aparece o lettering «Bowie» a vermelho e com um raio da mesma cor alinhado com a clássica lista branca dos modelos da Vans.

O modelo skate Vans X DB Old Skool é dedicado ao álbum também do início dos 70, Aladdin Sane. Em cor pérola, tem desenhado um raio vermelho e azul nas laterais interiores e exteriores dos ténis, referência clara ao famoso retrato de Bowie com um raio pintado no rosto. Na parte posterior dos ténis aparece o nome do músico nas cores do raio e com letras idênticas às da capa do álbum. A versão infantil destes ténis aperta com dois fechos de velcro, que substituem os cordões da versão de adulto.

Finalmente, o outro modelo slip-on da Vans, os Vans X DB Classic Slip-On, refere-se ao último álbum de David Bowie, que saiu no início de 2016, pouco antes da morte do seu autor. Todos pretos, os ténis apresentam uma combinação de materiais distintos. Feitos de lona e camurça, têm uma estrela em vinil preto, na parte superior, igual à do álbum. Motivo que aparece também em relevo na sola. Na parte interior, sobre um fundo negro, aparecem desenhadass estrelas, assemelhando-se o todo a uma galáxia.

A linha de vestuário e bonés

A sweatshirt e um dos bonés são alusivos à tour Serious Moonlight, que aconteceu durante o ano de 1983 para promover o álbum Let’s Dance. Sob um fundo branco, vê-se um retrato a preto e branco de Bowie dessa época, com um lettering «Bowie» em cima da imagem e o logo da Vans por baixo, os dois em vermelho. No boné, esta imagem aparece na parte frontal, e na sweatshirt, nas costas. Ao longo da manga direita, vê-se o retrato de Bowie replicado várias vezes.

Já as duas t-shirts e o outro boné têm como referência o David Bowie do início dos anos 70 e do glam rock. A t-shirt preta tem, nas costas, uma fotografia de corpo inteiro de Ziggy Stardust, com o nome do autor, «Bowie», em cima da imagem e o slogan da marca «Off the Wall» em baixo, com as letras desenhadas a branco. Os dois letterings aparecem na parte frontal da t-shirt do lado esquerdo.

A t-shirt branca tem nas costas o retrato famoso de Bowie com o raio vermelho e azul pintado no rosto, dentro de uma moldura redonda formada por quadrados pretos e brancos, que se repete em tamanho menor, na parte da frente e do lado esquerdo da t-shirt. Em ambas aparece por baixo o lettering «David Bowie» com as cores do raio. O boné preto tem a insígnia da marca e o slogan «Off the Wall» na parte da frente, o famoso raio azul e vermelho desenhado na aba e o mesmo lettering que a t-shirt branca na parte posterior.

A coleção Vans x Bowie está disponível em lojas nacionais selecionadas e no site da Vans.

«O Homem que caiu na Terra»

Além da sua carreira musical prolífica, David Bowie fez breves aparições no cinema, nomeadamente no filme Twin Peaks: Fire Walk with Me, o filme de David Lynch, de 1992, que nasceu da série homónima. Twin Peaks, a série, conta com duas temporadas do início dos anos 90 e uma terceira temporada, que estreou em maio de 2017. No entanto, o papel pelo qual o Bowie foi mais aclamado foi no filme de ficção-científica de 1976, The Man Who Fell to Earth/O Homem que caiu na Terra, de Nicolas Roeg. Neste filme, o músico-performer interpreta o papel de  Thomas Jerome Newton, um extraterrestre que vem à Terra com a missão de levar água para o seu planeta que se encontra na eminência de uma seca total.

David Bowie deixou um grande legado visual e sonoro, que acompanhou diferentes gerações. A sua versatilidade de estilo e o seu aspeto andrógeno inspiraram diversos movimentos sociais e culturais, da música à moda. Constituiu uma das grandes referências da Peacock Revolution, que tinha o intuito de romper com formas mais tradicionais de guarda-roupa, especialmente masculino, explorando um vestuário mais arrojado e excêntrico.