Valentino Vai Apresentar A Linha de Alta Costura em Roma, Física e Digitalmente

A maison colaborou com Nick Knight, fotógrafo e realizador britânico, para tornar o evento realidade. Por: Inês Aparício Imagens: © Imaxtree.

O universo virtual tornou-se no meio privilegiado (ainda que por obrigação) de milhares de marcas por todo o mundo. Mas Pierpaolo Piccioli, diretor criativo da Valentino, considera que nenhuma experiência tecnológica, por mais realista que seja, pode substituir o lado mais humano da Moda. É por isso que, a 21 de julho, irá apresentar fisicamente a coleção de Alta Costura, em Roma, ainda que com a adição de características digitais, numa «fusão dos mundos humano e digital», avança o WWD. O desfile nos Cinecittà Studios contará com a presença de editores de moda de origem italiana no público.

De modo a «unir o toque humano e o digital, criando um diálogo no qual nenhum dos dois tomará a liderança», Piccioli convidou Nick Knight, fotógrafo de moda e realizador britânico, refere o designer em nota de imprensa, citada pelo Women’s Wear Daily.

Apesar da decisão de exibir as propostas com público, a marca garante que terá em conta a situação atual e seguirá «todas as medidas de segurança necessárias», face à pandemia. O evento será ainda transmitido nos canais digitais da maison.

Durante a Semana de Moda de Alta Costura

Além desta apresentação, a Valentino continuará a fazer parte do calendário oficial da Semana de Moda de Alta Costura. O evento, marcado para os dias 6 a 8 de julho, será completamente digital e verá, da parte da casa italiana, um vídeo que revela a inspiração do criador para a coleção de outono. Este clip, também produzido, de acordo com a edição norte-americana da Vogue, por Knight, será exibido às 18h (hora local), no último dia.

Ao vivo e a cores

Pierpaolo Piccioli não é o único a optar por apresentar a coleção fisicamente. Também a Dior preferiu seguir este caminho, ainda que, ao contrário da Valentino, vá mostrar as propostas sem público. O mesmo foi anunciado pela Fédération de la Haute Couture et de la Mode, que está a organizar a Semana de Moda de Paris ao vivo. Não é claro, contudo, se influencers, jornalistas e compradores poderão estar sentados na primeira fila, uma vez que não foram adiantados quaisquer detalhes nesse sentido. Já certas são as datas em que acontecerá: de 28 de setembro a 4 de outubro.