Uma Tendência de Styling Que Marcou a Primeira Década dos 2000 Está de Volta

É assim que se vão usar as botas em 2020. Por: Margarida Brito Paes Imagens: © Imaxtree

Não é só Victoria Beckham que anda a resgatar tendências que julgávamos perdidas para todo o sempre. Nas ruas também se vêm alguns tesouros do início do milénio a serem retirados da cartola, ou melhor do armário. Afinal não é são só os anos 90 que andam a deixar a moda louca.

Botas de cano alto nos 2000’s

Lembra-se vagamente, ou mais nitidamente, do reinado das botas altas na primeira década do novo milénio. Começaram por ser usadas sobretudo com saias e vestido, tendo invadido praticamente todos os desfiles de outono-inverno 2003. No ano seguinte, ganham um enorme destaque no desfile de inverno da Hermès inspirado pelo mundo equestre. É aqui, num desfile de inverno com um casting diverso e que reuniu celebridades na passerelle, que a tendência de usar as botas por cima das calças é levada para a ribalta. Na altura, a silhueta das calças ainda era larga, por isso a maioria das marcas optava por mostrar as botas de cano alto com outras partes de baixo.

No entanto, ao longo das estações assistiu-se a uma maior influência da inspiração equestre e, um pouco por toda a parte, esta tendência de styling foi-se disseminando. Apesar disso é só nos últimos anos da primeira década de 2000 que esta tendência se torna imperativa. Culpa também do reinado das calças da sknny, que tinham acabado de se instaurar como as calças da moda. Estas calças muito justas na perna eram perfeitas para usar dentro das botas. Muitas vezes eram usadas com meias acima do joelho, vestidas por cima das calças, que se elevavam cerca de dois ou três dedos acima do cano das botas.

Como se usam agora as botas de cano alto

Em 2020 as botas de cano alto estão de volta. Mas não chegaram sozinhas, com elas foi resgatada também a tendência de usar este tipo de calçado por cima das calças. A grande diferença é que hoje as calças são mais largas. Mas isso não as impede de se esconderem nas botas. Prova disto são a imagens captadas nas ruas das capitais de moda.

Veja as imagens na galeria, em cima.