22 Peças Em Todas As Cores Do Arco Íris Para Celebrar o Dia Contra a Homofobia

Esta sexta-feira, 17 de maio, é um marco no combate ao preconceito e à violência contra a comunidade LGBTQI. Imagens: © D. R.

O mês de junho é de orgulho. É de todas as cores do arco-íris. E é de celebração das conquistas conseguidas na luta pelos direitos conquistados pela comunidade LGBTQI. Mas as comemorações começam mais cedo. A 17 deste mês, é assinalado o dia internacional contra a homofofia e transfobia e algumas marcas do universo da moda têm já peças dedicadas à celebração do amor sem barreiras.

A relevância desta data

Esta sexta-feira, 17 de maio, é um marco para a comunidade LGBTQI, depois de, em 1990, ter sido eliminada a homossexualidade da «Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde», da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na altura, esta instituição declarou que «a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão».

A alteração, que é comemorada em mais de 100 países a 17 de maio, tornou-se, deste modo, num marco no combate ao preconceito e à violência contra gays, lésbicas, bissexuais, transgénero, queer e intersexo.

Contudo, por mais que esta mudança tenha sido relevante para a comunidade, ainda existe um longo caminho por percorrer. De acordo com um relatório da ILGA (Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo) divulgado esta sexta-feira, a propósito desta data, «o clima social em Portugal ainda é homofóbico e transfóbico».

Na galeria, em cima, reunimos 22 peças de coleções especiais de orgulho gay para que não deixe este dia em branco. Mas pinte-o com todas as cores do arco-íris.