22 Sapatilhas Para Usar Na ModaLisboa Durante Este Fim de Semana

Ou mesmo pedalar até ao evento de moda que toma a capital como sua entre os dias 10 e 13 de outubro. Imagens: © D. R. e Imaxtree.

Supomos que quando imagina um evento de moda como a ModaLisboa, pensa imediatamente em sapatos elegantes ou, por contraste, ousados. E, provavelmente, lembra-se imediatamente da expressão «beauty is pain». É que entre os desfiles, o tempo em que anda em cima dos pés parece não ter fim. Mas este ano, tal como a associação trocou o Pavilhão Carlos Lopes pelas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, também será necessário substituir esse calçado por sapatilhas. Com o piso irregular desse espaço, é a solução mais acertada. Palavra de ELLE.

Dos campos para as ruas

Há muito que as sapatilhas deixaram de estar confinadas às quatro linhas de um campo desportivo. Mas, se há uns tempos não conseguíamos tirar qualquer modelo deste tipo de calçado, desde que branco, dos pés, as chunky sneakers invadiram, entretanto, todos os guarda-roupas. E, ao contrário do que poderíamos pensar, juntaram-se a vestidos femininos ou fatos completos. Foi assim que, sem nos apercebermos, tiraram o hiper de feminilidade e adicionaram conforto a qualquer momento do dia.

No início, estranhámos vê-las misturadas com peças mais femininas e elegantes. Como se quebrassem todos os códigos e regras (inexistentes) da moda. Mas rapidamente adotámo-las para todos os minutos do nosso dia. E não tivemos medo de as utilizar como complemento de qualquer coordenado. Ou mesmo de as levar para o escritório.

Da passerelle para a vida

Em Nova Iorque e Paris, quando foram apresentadas as coleções de outono/inverno 2019 (na temporada passada, portanto), os sapatos deram paços em direção a este universo desportivo. Prada, Alexander Wang, Gucci, Zadig et Voltaire, Simonetta Ravizza e United Co. foram algumas das marcas que colocaram as sapatilhas nos pés das modelos, prestes a dominar o mundo.

Na galeria, em cima, reunimos 22 pares de sapatilhas (como o evento é na capital portuguesa deveríamos estar a tratá-las por ténis?) para usar na ModaLisboa, que toma a cidade entre os dias 10 e 13 de outubro. Ou, quem sabe, pedalar até lá.