Chanel: a Ausência de Karl Lagerfeld e a Amante do Rei Luís XV de França

O diretor criativo da Chanel surpreendeu todos. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: Imaxtree

Para surpresa de todos quem apareceu para receber os aplausos do público no final dos dois desfiles de Alta-Costura da Chanel, esta manhã no Grand Palais, não foi Karl Lagerfeld mas sim Virginie Viard, diretora do estúdio Chanel e braço direito do designer. Uma substituição que se repetiu nos dois desfiles marcados para esta manhã.

Em comunicado a Chanel referiu que Karl Lagerfeld “se estava a sentir cansado” e pediu a Virginia Viard para o representar no agradecimento aos convidados. Assim, foi apenas Virginia que surgiu ao lado da noiva vestida com um fato de banho bordado com lantejoulas. Karl Lagerfeld completa no próximo dia 10 de setembro, 86 anos e têm sido muitos os boatos de que se iria retirar do cargo de Diretor Criativo da Chanel, no entanto tal nunca se confirmou.

A inspiração 

Para esta coleção de alta-costura Karl inspirou-se no século XVIII, nos seus luxuosos tecidos e silhuetas exageradas. Elementos personificados na imagem de Jeanne-Antoinette Poisson, Marquesa de Pompadour, amante do Rei Luís XV de França e uma das mulheres mais influentes do século XVIII. O seu gosto por adornos excessivos, bordados e cores pastel, foram transferidos para esta coleção com uma assinatura inequivocamente Chanel, onde não faltaram os clássicos da marca, sempre presentes nas coleções de Karl. As saias e vestidos dividiram-se entre as linhas longas e direitas e os volumes exagerados e arredondados, que em tudo lembram a altura em que as saias se queriam muito mais volumosas do que o razoável. De destacar são ainda os bordados florais, presentes em muitos dos coordenados, e as sobreposições de tecidos dobrados milimetricamente para criar volumes e contrastes de texturas.

Como é habitual o desfile encerrou com uma noiva, que desta vez vestiu um fato de banho e  um véu, que em tudo se assemelhava a uma toca desportiva com uma longa cauda de tule salpicada de prateado. Veja toda a coleção na galeria em baixo.