Tiffany Hsu Revela Quais São as Grandes Tendências da Próxima Estação

E ainda nos conta como todo o processo de "escolha" de tendencias é feito. Por: ELLE Portugal Imagens: © Imaxtree.

Alguma vez se questionou sobre como se processa tudo até serem depuradas as tendências da próxima estação? Ou (já agora) sobre quais são as peças chave da próxima estação e sobre de que forma esta pandemia afetou a visão dos designers? Falamos com Tiffany Hsu, Buying Director do Mytheresa, para que ela ajudasse a desmistificar tudo isto, e não restassem mais dúvidas.

 

(P.S. Antes de começar, pode ainda, espreitar a galeria, em cima, onde reunimos imagens de todas as grandes tendências nomeadas por ela).

Tiffany Hsu: Como decides as tendências para a próxima temporada?

ELLE: Nós vemos todas as coleções que estiveram presentes nas várias Semanas da Moda e vemos o que têm em comum e o que criou maior burburinho. Também nos inspirámos em sites de revistas e no Instagram. Especialmente, a rede social tornou-se numa ferramenta muito útil para ver o que está lá fora e quais marcas e artigos são apreciados pelos amigos, indústria e influenciadores digitais, assim fico atenta a essas peças.

De que forma achas que esta situação atual da pandemia vai refletir/reflete nas tendências atuais?

Os últimos meses foram dominados pela pandemia que, para a maioria das pessoas, resultou em passar mais tempo (do que nunca) em casa. Isto reflete-se tanto no comportamento do consumidor, como nas novas coleções. Aproveitando o momento, os designers estão a oferecer mais opções loungewear nesta estação. Luxo discreto é a palavra-chave para muitas coleções, e o vocabulário é malhas de alta qualidade, caxemira e tons neutros. Entre as várias formas de conseguir “um look”, o vestido de malha é um novo essencial no guarda-roupa.

Um estilo que se destaca para nós é o visual de malha em camadas da cabeça aos pés de Joseph, que inclui um lenço longo a condizer. Também adorámos as silhuetas de Deveaux e os chinelos cashmere The Row.

Qual é a tendência que, na tua opinião, terá mais «seguidores»?

A estética minimalista ainda vai aumentar com a tendência do New Bottega, de não ir a nenhum lado, as peças são fáceis de coordenar e são um investimento duradouro. Para além, de que um visual de «regresso ao trabalho», penso que será um essencial ter um guarda-roupa com cores vivas e ombros largos para torná-lo mais divertido.

Se tivesses de escolher uma peça de roupa, ou um acessório, para se tornar nos grandes êxitos deste outono/inverno, quais seriam?

Sem dúvida os ombros largos e as mangas balão encheram as passerelles – e nós amamos cada um deles. A Balenciaga mostrou os ombros de uma forma poderosa (e pontiaguda); entretanto a Loewe e o JW Anderson lançaram os casacos com manga presunto, que trás de novo o estilo Eduardino. As mangas também se tornaram num “acessório” tendo sido usadas para criar camadas, ou até mesmo sozinhas – como se viu nos estilos de malha da Fendi. Já a Max Mara optou por aplicar «folhos e mais folhos» no clássico casaco de camel, combinando-o com calções ou botas de cano alto.

Qual a tendência com que está mais entusiasmada?

Vimos várias marcas a olharem para a estética de bondage como uma fonte de inspiração, trazendo de volta os espartilhos, as cinturas apertadas e o látex como uma das tendências mais fortes para o outono/inverno 2020-21. A Saint Laurent lançou calças, justas, de látex – não apenas em preto, mas também em tons brilhantes em vermelho e azul. Entretanto, Junya Watanabe apresentou uma visão convincente de sensualidade, com vestidos com suspensórios em couro usados sobre saiotes de tule. Outro estilo que se destacou foi o casaco de couro escuro e a opção de top da Khaite.

Algumas tendências duram mais do que uma temporada. Quais são as que acreditas que vamos voltar a ver nas coleções primavera/verão?

Para nós, os estilos que se destacaram incluem o fato de Jacquemus, três peças andróginas The Row’s, e o blazer de abotoamento duplo com calças em látex da Saint Laurent. As nossas clientes compram os fatos tanto como looks all-in-one, ou em estilos separados, o que dá a esta tendência um excelente potencial transição.

E qual é aquela tendência que espera que nunca regresse, e qual espera que volte?

Nunca digo nunca! Mesmo as tendências mais brilhantes, como a das roupas e sapatos néon, podem parecer tão elegantes, que se voltam afirmar. Mas talvez a tendência dos micro óculos de sol que vimos nas últimas estações. Sinto que é o momento das armações de tamanhos exagerados – para trazer alguma diversão durante a sua estadia.