Um dos Membros da Família Real Inglesa Lançou Uma Coleção de Roupa

E diríamos ser o menos provável de o fazer. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Sabemos que não é um bom dia para apostas (olá, sexta-feira 13), mas, se tivesse de imaginar qual o membro da família real britânica que desenvolveria ou colaboraria numa coleção de roupa, qual seria o primeiro nome que lhe viria à ideia? Meghan Markle? Kate Middleton? O Príncipe Harry? A própria Rainha Isabel II? Certamente não andamos longe de um dos seus palpites. Já esses andam a milhas da resposta certa. «Então qual é», ouvimo-la perguntar. Bem, tente não ficar demasiado surpreendida, mas deveria ter pensado no Príncipe Carlos. Sim, foi esse – através da sua instituição, The Prince’s Foundation – quem se uniu à Yoox Net-a-Porter para dar vida a uma linha sustentável, que combina a alfaiataria britânica e a tradição italiana.

Composta por 18 peças inspiradas pelo trabalho de Leonardo da Vinci, a coleção juntou vários estudantes e recém-licenciados, quer de Itália, quer do Reino Unido, para conservar as técnicas ancestrais de artesanatos de ambos os países. «O nosso objetivo era empoderar os artesãos de amanhã, ao casar a antiga profissão do artesanato com a tecnologia contemporânea e perceções baseada em dados», explicou Federico Marchetti, CEO da Yoox Net-a-Porter, à Vogue britânica.

Todas estas informações recolhidas pela plataforma de e-commerce, datadas dos últimos cinco anos, fazem parte de uma estratégia com a sustentabilidade em mente, quer a nível do «ambiente, socialmente ou economicamente». À Elle norte-americana, o diretor executivo da multimarcas online explicou que esta ação irá permitir «reduzir o desperdício, garantindo que cada item é algo que o consumidor queira realmente comprar».

A mão do Príncipe Charles na parceria

Apesar de o filho da monarca não ter estado diretamente envolvido no design da coleção, este procurou acompanhar, de perto, o processo, tendo partilhado, por exemplo, conhecimentos acerca da produção eco. «De um ponto de vista dos artesãos, estes tiveram a oportunidade de criar uma relação especial com a Sua Alteza Real e perceber exatamente o quão este conhece a indústria», contou Jacqueline Farrell, diretora de educação na The Prince’s Foundation, ao Town & Country.

«É realmente um prazer colaborar com o Príncipe de Gales neste projeto de longa duração, uma vez que este tem estado na frente da sustentabilidade há mais de 50 anos. Ele já pensava nos efeitos do plástico em 1969, o ano em que nasci. Ele tem também um grande interesse pelo mundo da Moda, do artesanato e da inovação, por isso, durante o projeto, encontramos vários pontos em comum, desde o momento em que nos conhecemos durante a sua visita ao recentemente aberto Tech Hub da Yoox Net-a-Porter, em Londres, à minha proposta para a parceria neste projeto», afirmou o diretor executivo da plataforma e e-commerce, ao mesmo órgão de comunicação.

A coleção, para homem e mulher, já está disponível no site da Yoox Net-a-Porter. Os preços variam entre os €425 e os €1.415.