Plus Fashion: O Primeiro Evento de Moda Plus Size em Portugal

A primeira edição do Plus Fashion vai realizar-se nos dias 18 e 19 de maio em Lisboa. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: © Bruna Breckhauser; © Imaxtree

A primeira edição do Plus Fashion vai realizar-se nos dias 18 e 19 de maio, entre as 14h e as 20h, em Lisboa. O evento contará com uma programação que irá ocupar, durante os dois dias, o Palácio Baldaya. As embaixadoras do evento são as modelos plus size Mayara Russi e Maria Inês Peixoto.

As fundadoras do Plus Fashion são Mónica Oeiras, diretora de produção, e Beatriz Patachão, diretora de marketing e produção. A criação deste evento deveu-se à necessidade que sentiram de promover uma maior inclusão do setor plus size na moda portuguesa.

«Aqui, em Portugal, há ainda um tabu muito grande em relação à moda plus size. A ideia vem de há uns anos atrás, de outros percursos profissionais, nos quais temos trabalhado a área plus size. Achávamos que faltava algo grande para chamar a atenção do público em geral. Foi daí, exatamente, que surgiu a ideia de criar um evento inclusivo. E, apesar do nome ser plus, não quisemos que fosse plus size fashion. É plus fashion por isso», afirma Mónica Oeiras, uma das fundadoras da primeira agência de modelos plus size em Portugal, a Curvy Models Management.

Mónica e Beatriz conheceram-se através de uma modelo plus size, de quem Beatriz foi booker. Apesar de Beatriz estar muito ligada à moda ‘do mundo skinny’, como refere, interessou-se por este desafio porque acredita que uma maior representatividade na moda é o caminho mais certo para acabar com os preconceitos ligados ao corpo.

«Não significa que não continue ligada à moda 86-60-86, mas neste momento tenho algo mais. Acima de tudo, temos que pensar a moda para toda a gente. Não devia ter tamanhos e devia existir a possibilidade de toda a gente vestir aquilo que quer e aquilo que gosta. Acho que ao estarmos sempre a standardizar e a usar um estereótipo nunca vamos passar disso mesmo. Existem pessoas com tamanhos mais fora do padrão que têm que vestir e que podem seguir tendências. Isso é também o que queremos mostrar com este evento», conclui Beatriz Patachão.

plus fashion

«O Corpo e o Mundo da Moda» com Mayara Russi e Maria Inês Peixoto

Mayara Russi é modelo plus size e uma das protagonistas do relatity show brasileiro Beleza GG. Mayara veio de São Paulo para o Plus Fashion e juntar-se-á a Maria Inês Peixoto, modelo plus size portuguesa, na palestra «O Corpo e o Mundo da Moda», no sábado, 18 de maio.

«A Mayara Russi é uma das modelos que eu já sigo há bastante tempo. Achámos que era um ícone da moda plus size e fazia todo o sentido trazê-la até Lisboa. E a Maria Inês porque também faz parte do meu percurso profissional na área plus size. Já a conhecia. Já acompanhava o trabalho da Maria Inês. No percurso da moda, elas já têm alguma experiência. Fazia todo o sentido termos pessoas experientes e com alguma notoriedade no meio para serem as embaixadoras», explica Mónica Oeiras. «A ideia da palestra é co-criar uma interactividade entre as embaixadoras, as pessoas que vivem nesta área e neste mundo plus size profissionamente e o público em geral».

Os criadores nacionais e o setor plus size

Um dos desfiles do plus size é o showcase de designers nacionais, no sábado, 18 de maio. Os designers apresentarão os coordenados desenhados especialmente para este evento. Os nomes que irão participar são: Dino Lima, Teresa Samissone, Maria Paula Lourenço, Siege, Royal Skuare, Nanda Wattarman e Sensify. Um dos desafios colocados aos designers foi a criação de dois coordenados idênticos, com tamanhos distintos, para que uma modelo tradicional e uma modelo plus size pudessem desfilar lado a lado.

«Nós convidámos para o showcase vários estilistas e novos criadores para criarem dois coordenados. Um para modelo skinny e outro para modelo plus size que fossem semelhantes. Criados só para aquele momento. Essa foi uma das nossas grandes dificuldades» conta Mónica Oeiras. «Percebemos que acontece um padrão nas escolas que eles têm que seguir. Desenhar num manequim com a cintura afunilada. Então, quando vão criar peças grandes, têm dificuldade. Isso foi o que me foi transmitido por eles».

Quase ninguém quer desenhar moda plus size 

A diretora de produção diz que queriam compreender o porquê de não existirem mais criadores de moda plus size. E, ao sondarem uma série de novos criadores e designers nacionais, repararam que a resposta era muito semelhante. «Para já os novos criadores já estão em fase final de curso e portanto para alguns não fez sentido. Outros, porque não é a sua visão. A maioria diz isso, diz que não tem mercado para isso. E se nós formos ver os números, no mercado português, temos uma grande maioria de pessoas acima do peso. Portanto, há mercado». E, reitera: «Essa foi a maior das nossas dificuldades. Mais do que falar com as marcas e chamá-las para o evento, foi criar o desafio de criar coisas novas».

Segundo a fundadora do Plus Fashion, a falta de criação autoral na moda nacional do setor plus size repercute-se também numa ainda reduzida diversidade de corpos nas passerelles portuguesas. «Em Portugal nós temos sempre muita dificuldade em abrir a mentalidade do povo português. A aceitação da diferença. O que sentimos é que há sempre algo como ‘nós temos que ser assim porque é moda, porque está na moda, porque isto é que fica bem a X ou Y. E acaba por ser complicado este tipo de situação», declara.

Trazer ‘mais moda’ para Portugal

Durante a realização da primeira edição do Plus Fashion, Beatriz Patachão e Mónica Oeiras foram encontrando vários pontos a desenvolver neste setor  da moda, especialmente em Portugal. Para Mónica Oeiras, aquilo que já se vê nas semanas da moda de Nova Iorque ou em eventos no Brasil ainda não tem presença no panorama nacional.

«Diversidade. É isto que queremos trazer para Portugal. Que nos mostrem a diversidade numa passerelle», afirma Mónica. «O mercado do Brasil tem imensos estilistas que criam mesmo só roupa plus size. E era isso que eu gostava de encontrar aqui. Um grande nome da área do estilismo que criasse roupa bonita, roupa em que a mulher fica bem vestida».

As fundadoras sentem que ainda há muito a fazer em Portugal. Já estão a pensar numa segunda edição do Plus Fashion e numa série de ações informativas.

«O que nós vamos fazer a seguir é batalhar cada vez mais. Entrar pelas escolas, tentar fazer palestras, criar momentos que elucidem e que abram um bocadinho a mentalidade de quem está a criar. Porque começa a haver já muitas pessoas interessadas em criar pequenas coisas. Pequenas marcas que queiram criar coisas neste padrão. De qualquer das formas, a ideia é continuar depois para uma segunda edição deste evento. E trazer muito mais marcas estrangeiras. Achamos que é bom. Trazer marcas inglesas, de Nova Iorque, do Brasil. O Brasil a nível de confecção de peças de roupa plus size está a anos-luz de Portugal», conclui Mónica Oeiras.

O programa

Para sábado, dia 18 de maio, está marcada uma palestra com as embaixadoras convidadas, pelas 16h. A palestra será o único evento que requer uma inscrição prévia e com o valor de €10. Tudo o resto é gratuito. Ainda neste dia, pode assistir um showcase de designers nacionais, às 15h, na sala do Desembargador. O único desfile do dia, do grupo francês La Redoute, acontecerá pelas 18h, no jardim do Palácio. Aí, estarão os expositores de marcas plus size que aceitaram participar no evento. TCO, By Brasil, Bra & Company, Maggnifica, Atractiva Moda XL, The Curve Shop são algumas das marcas participantes.

O domingo, dia 19 de maio, além de contar novamente com os expositores, será dedicado aos desfiles de algumas dessas marcas nacionais e internacionais. A gigante da moda de massas, Kiabi, com linhas especificamente desenhadas para plus size, também está presente no calendário. A TCO, a marca da Boutique da Tereza, que, apesar de especializada em tamanhos grandes, disponibiliza roupa do tamanho S ao 64. A Bra & Company, que oferece aconselhamento personalizado relativamente a bra fitting. E a By Brazil, marca de swimwear.

Imagem de destaque:   Christian Siriano s/s 2019, NYFW