Os Fatos de Banho que Desfilaram nas Passerelles de Todo o Mundo

Eles podem passar despercebidos nos desfiles mas estão lá. Imagens: Imaxtree

Verão é sinónimo de praia, e praia de fatos de banho. Por isso, seria muito estranho que nos desfiles de primavera-verão não se avistassem alguns modelos destinados a dar um mergulho. Por vezes estas propostas estão camufladas pelo styling, mas se olharmos com atenção vamos encontrá-las sem dificuldades de maior.

Na galeria, em cima, irá encontrar algumas das propostas que foram desfiladas nas principais semanas de moda do mundo. As tendências são variadas, bem como os modelos propostos. Desde os biquínis mais minimalistas da Jacquemus até às propostas extravagantes da Moschino tudo é possível. Certo é que a roupa de praia está na moda e até pode ser usada fora do areal.

A evolução da moda praia

O fato de banho é invenção relativamente recente, já que até ao início do sec. XX  as mulheres iam vestidas para a praia. Nos anos 20 do século passado criou-se aquilo a que hoje chamamos um macacão curto, de alças, calções e geralmente com um tecido às riscas. Era o fato de banho da época, e acredite que era uma traje bem atrevido para a altura. Nas três décadas seguintes, o tamanho do pano pensado para ir a banhos foi-se reduzindo, tornando-se algo bem mais semelhante aos fatos de banho de hoje. E apesar do biquíni ter sido inventado em 1947 pelo francês Louis Réard, foi apenas nas décadas de 60 e 70 que o seu uso se democratizou.

Hoje as propostas são muitas e além dos fatos de banho e biquínis existem ainda os triquínis, que são um híbrido entre as duas propostas anteriores.