O Vestido de Noiva da Princesa Beatrice Vai Estar Em Exposição

Sem ecrãs pelo meio. Só com uma distância de segurança entre si e a peça. Por: ELLE Portugal Imagem: © Gtresonline e Instagram @theroyalfamily.

A menos que viva debaixo de uma rocha, é impossível que o casamento da Princesa Beatrice tenha passado despercebido a alguém (ainda que a boda tenha sido discreta, dadas as circunstâncias em que aconteceu – sim, estamos a falar da pandemia). E, claro, é também muito difícil que não tenha reparado no vestido que a filha dos Duques de Iorque utilizou quando disse o ‘sim’ a Edoardo Mapelli Mozzi, na Capela Real de Todos os Santos no Royal Lodge, em Windsor. Contudo, caso as fotografias não sejam suficientes para descobrir todos os pormenores da peça, pode vê-la, a partir de 24 de setembro, no Castelo de Windsor.

Bem sabemos que existem novamente restrições nas viagens para o Reino Unido – uma vez que o governo britânico reverteu a sua decisão e voltou a colocar Portugal na lista de países que precisam de fazer quarentena à chegada – e que, por isso, voar até aí parece, por agora, irreal. Porém, o vestido vintage estará mais perto dos olhares do público até 22 de novembro, pelo que ainda existe alguma esperança.

O vestido de noiva emprestado

Para a cerimónia (pouco) secreta de 17 de julho, que contou com a presença de 30 convidados, entre os quais a Rainha Isabel II e o Príncipe Philip, Beatrice resgatou do baú da sua avó um vestido assinado por Norman Hartnell. A peça de tafetá Peau De Soie, em tons de marfim e coberta por pedras preciosas, foi alterada pela designer Stewart Parvin e Angela Kelly, antiga costureira e amiga da monarca, que acrescentaram umas mangas em organza.

Antes de a monarca emprestar o vestido à sua neta, esta já o tinha usado em pelo menos três ocasiões: num jantar de Estado, em Roma, em 1961, na estreia mundial de Lawrence da Arábia, no cinema Odeon, Leicester Square, em 1962, e na abertura do Parlamento do Reino Unido, em 1967.

No entanto, este não foi o único something borrowed da princesa. Esta usou ainda a tiara de diamantes Queen Mary, tal como Isabel II havia utilizado no seu casamento, em 1947.

É de salientar que, no Reino Unido, tornou-se numa tradição exibir os vestidos escolhidos pelas noivas nos casamentos reais. No caso da exposição da Princesa Beatrice, esta contará não só com o vestido, como com uma réplica do bouquet e os sapatos Valentino.