Modelos Menores de 18 Anos Podem Deixar de Desfilar na NYFW

Uma medida que pode mudar o funcionamento das agências de modelos. Por: Margarida Brito Paes -- Imagem: ©Imaxtree

Esta segunda-feira, o presidente do Conselho de Designers da América, Steven Kolb enviou um email para os designers, que fazem parte do calendário da semana de moda de Nova Iorque, onde pedia que estes não contratassem modelos com menos de 18 anos para desfilar.

“Quando fizerem os casting para os vossos desfiles NYFW, por favor lembrem-se de promover a diversidade e inclusão, dentro e fora da passerelle. A moda americana pode liderar este caminho. Além disso, encorajo-los vivamente a apoiar o bem estar dos mais novos, não contratando modelos com menos de 18 anos para os desfiles”, lê-se no email.

Em setembro de 2017, foi redigida uma carta, que servia de manual de conduta para a indústria da moda, onde se estabeleceu que a idade mínima para os manequins de passerelle seria de 16 anos. Esta missiva foi assinada e reconhecida pela grande maioria das casas de moda e os grandes grupos do setor. Além do limite mínimo de idade, foram também dadas indicações em relação ao peso dos modelos, ficando proibido o uso do número 32.