ModaLisboa: O Desfile de Constança Entrudo Quis Ligar-nos a Todos

A estreia da designer veio dar mais pinta à #estamosjuntos . Por: Lígia Gonçalves -- Imagens: © Ugo Camera.

Depois se desenhar padrões para Peter Pilotto e de ter passado pela Balmain, Constança Entrudo estreou-se na ModaLisboa com um desfile que acabou com muitos em lágrimas.

Um resultado pouco usual, mas poético, especialmente tendo em conta um dos principais propósitos da coleção que criou para a primavera/verão 2019: estabelecer ligações. «Conectada» foi aliás uma das duas palavras com que a designer descreveu a marca, em entrevista à ELLE no final do desfile.

Uma expressão que se deve às múltiplas colaborações que marcaram a coleção: os botões foram criados pela designer Colomb D’Humières, recorrendo a uma diversidade de materiais encontrados em diversos lugares; Marie Hazard trabalhou a tecelagem e Nadia Wire as malhas.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Weaving for SS18 by @mariehazard . Coming soon

Uma publicação partilhada por Constanca Entrudo (@constanca.entrudo) a

Já a inspiração partiu de uma série da artista americana Anne Collier, Questions, de 2011, na qual Collier reflete sobre os conceitos de «suposição», «relevância», «prova», «ponto de vista» e «conexão», levantando perguntas sobre cada um deles.

Outro aspeto essencial no trabalho de Entrudo, que espelha igualmente essa vontade de estabelecer ligações, é o facto das peças serem todas sem género, refletindo uma audiência que não precisa de se identificar com pronomes ou construções sociais pré-definidas e que se liga também através da roupa.

E até quando lhe perguntamos de que é que está mais orgulhosa, a resposta da criadora é sobre ligações, apontando o facto «de ter uma equipa de pessoas incríveis, que me ajudaram muito».

Já sobre o futuro a designer de 24 anos diz que quer «ser uma pessoa melhor, uma designer melhor, ter uma marca bem maior do que a que tenho hoje, mas sem nunca me esquecer deste dia».

Mais imagens na galeria, em baixo, e todas as imagens do desfile aqui.