Maria Grazia Chiuri Recebeu a Legião de Honra Francesa Pela Sua Moda Feminista

Esta distinção foi entregue à designer pela Secretária de Estado para a igualdade de género. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: Imaxtree

Esta segunda-feira, 1 de julho, Maria Grazia Chiuri recebeu uma das mais altas condecorações de França, a Legião de Honra. O reconhecimento foi entregue na presença de Chimamanda Ngozi Adichie, Valentino Garavani e Alber Elbaz, entre outros. O momento aconteceu no Nº 30 da Avenue Montaigne, o coração da Dior, que no mesmo dia já tinha sido o palco para o desfile de alta-costura da marca.

A loja que está a ser reabilitada, foi toda alterada por uma instalação da artista feminista Penny Slinger. Um detalhe que sublinhou, mais uma vez, a posição de Maria Grazia em relação à igualdade de género. Foi precisamente este ativismo feminista um dos aspectos que valeu esta condecoração à criadora.

 

O dia em que o feminismo foi condecorado

«Feminismo, essa palavra que tantas vezes foi rejeitada, está a fazer o seu regresso, e muito graças a si – e também a uma pequena cantora em crescimento chamada Beyoncé», brincou Marlène Schiappa, secretária de estado para a igualdade de género. «Convicta de que a moda é um ato político, tem tido o cuidado de refletir os seus valores em cada um dos dos seus designs, e sob a sua liderança os desfiles tornaram-se num diálogo fascinante entre moda, arte, cultura, ativismo e feminismo», acrescentou.

Maria Grazia Chiuri mostrou-se emocionada ao lado da sua família, e confessou que receber aquela condecoração despertou nela emoções que desconhecia. A designer aconselhou ainda todas as meninas a acreditarem nelas próprias e a seguirem os seus instintos. A diretora criativa da Dior  revelou também qual foi o maior exemplo que recebeu na Indústria da Moda. «As irmãs Fendi foram um grande exemplo para mim: designers, mulheres de negócios, esposas, mães, irmãs, mulheres – sempre curiosas e abertas a trocas de ideias, sempre a trabalhar em equipa, uma irmandade, para alcançar objetivos comuns».

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

An emotional Maria GRAZIA gives her speech

Uma publicação partilhada por Suzy Menkes (@suzymenkesvogue) a


Veja a última coleção da designer na galeria em cima.