Há Um Novo «Vestido Jornal» Inspirado No Modelo Que Carrie Bradshaw Usou

A versão original da peça que deu origem a este vestido foi criada por John Galliano, para a Dior. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © D.R.

Existe uma crença popular (uma que ninguém sabe ao certo de onde veio, mas que se tornou quase num facto) que ao longo de seis temporadas e dois filmes nunca nenhuma personagem d’O Sexo e a Cidade repetiu um look. Contudo, como os verdadeiros fãs de SATC sabem, esta crença não passa disso mesmo. E o culpado é basicamente apenas um coordenado: o vestido de alças, com um estampado que recria páginas de jornal, que Carrie Bradshaw usou no final do 17º episódio da terceira temporada e que, mais tarde, voltou a surgir nos looks utilizados pela atriz na segunda longa-metragem (Sexo e a Cidade 2).

A peça acabou por se tornar icónica, e um dos símbolos da passagem de John Galliano pela Dior, e por esse motivo, ao longo dos anos, foram várias as marcas que tentaram inspirar-se e replicar (sem sucesso) o modelo e o padrão. No entanto, recentemente, uma outra decidiu aventurar-se nesta cruzada, e o resultado não foi uma irmã gémea, mas uma prima em primeiro grau.

The Venus é o nome desta versão criada pela marca Réalisation Par, e tal como modelo que o inspirou, é estampado com um padrão de jornal (aliás a semelhança nesta questão é tal que até o nome da publicação foi estampado de forma semelhante, o da Dior diz, The Dior Times, e o desta marca diz The Réalisation Times).

Padrões à parte, também existem diferenças: a silhueta da peça é provavelmente uma das diferenças mais notórias, já que como certamente estará recordada, o vestido criado por Galliano era de alças, com um corte assimétrico, e tinhas nas alças (em metal) as inicias «CD». Este, por outro lado, tem um decote em coração e mangas balão; também a cor de fundo é diferente – aquele que a histórica Maison francesa comercializou era branco, e este rosa pastel.

 

Apesar de nitidamente o vestido não ser igual ao que foi utilizado por Carrie Bradshaw (aka Sarah Jessica Parker), não deixam de existir óbvias semelhanças. Ainda assim, estas não são reconhecidas pela Réalisation Par que o associa ao calendário Pirelli, escrevendo na descrição da peça: «Este mini-vestido é calendário Pirelli do início ao fim».