Luís Onofre Será o Presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado

O designer assumirá a função em maio. Por: Inês Aparício -- Imagens: © Ugo Camara

Maio será um mês de mudanças para Luís Onofre. É a partir dessa altura que o criador português assumirá a presidência da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC), cargo para o qual foi nomeado por um período de três anos. O anúncio foi realizado neste domingo, 10 de fevereiro, pela APICCAPS, na maior feira internacional do setor, a Micam, em Milão.

«Esta nomeação representa um sinal do reconhecimento internacional prestado ao calçado nacional», notou o designer, em declarações à Elle Portugal. «Ao longo do passado recente, fomos reforçando uma posição de crescente relevância no contexto global que acaba por ter impacto institucional», acrescentou.

O também presidente da APPICAPS considera a nomeação «um orgulho» e «um desafio», «aceite com espírito de missão, com o objectivo de preparar a indústria europeia para os exigentes desafios do futuro». Este quer ainda aproveitar para atribuir mais incentivos à indústria nacional, a partir de 24 de maio, data em que sucederá ao italiano Cleto Sacripanti.

Bandeira portuguesa no CEC

Esta não é a primeira vez que um português toma o leme da Confederação Europeia da Indústria de Calçado. Já em 2001, Fortunato Frederico liderou a associação que representa todo o universo do calçado a nível europeu, com sede em Bruxelas, durante um período de dois anos.