Joias Raras da Chanel, Criadas Por Karl Lagerfeld, Vão Ser Leiloadas Online

As peças foram oferecidas pelo próprio designer a uma amiga próxima. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Depois de surgirem na passerelle, adornando os pescoços, pulsos e orelhas das modelos que aí desfilavam com as propostas de Karl Lagerfeld para a Chanel, as joias desenhadas pelo próprio kaiser ganhavam um espaço especial nas caixas de acessórios de Susan Gutfreund, uma amiga próxima e confidente do designer. Porém, agora, estas peças raras procuram uma nova morada, através de um leilão organizado pela Christie’s.

Enquanto parte de uma grande venda de peças da família Gutfreund – que inclui, além das peças de joalharia criadas pelo alemão, mobiliário e decoração -, as joias serão licitadas virtualmente, no primeiro mês do próximo ano. No que aos acessórios diz respeito, isto acontece de 14 a 29 de janeiro.

Avaliado entre $2 mil (cerca de €1.630) e $5 mil (aproximadamente €4 mi), cada lote não integra, apesar do valor elevado, metais ou pedras preciosas, uma vez que eram apenas amostras para os desfiles da maison. Ainda assim, esta quantia alta é justificada por Claibourne Poindexter, especialista em joalharia da empresa, com o significado das peças. «Elas são, simultaneamente, símbolos de uma era e esotéricas. Podem ter uma ideia muito clara do sentido de diversão de Karl Lagerfeld, quer seja a partir de um par de brincos com a forma de pratos de prata francesa ou a simular focas de cera antiga. É impossivelmente brilhante e ousado ao mesmo tempo», esclareceu, em declarações ao WWD.

Além disso, Poindexter referiu que «estas joias trazem um olhar sobre o mundo da alta-costura nas décadas de 80 e 90, quando o nível de detalhe e pensamento no design colocados em cada uma das peças era algo que verdadeiramente refletia aquele tempo». «Estas joias representam um tempo em que a moda era divertida e podia ser exagerada da melhor forma possível. Estas peças serão para sempre extremamente importantes para a história do século XX na moda e no design de joalharia», completou.

Na galeria, em cima, pode ver algumas das peças que estarão disponíveis no leilão, composto por colares, brincos, pulseiras e broches.