Morreu o Designer de Moda João Branco, da Dupla Storytailors

A causa da morte ainda não é conhecida. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © Ugo Camera

João Branco, da dupla Storytailors, faleceu ontem, 17 de dezembro, aos 40 anos. A notícia foi hoje confirmada no Instagram e no Facebook da marca que o designer de Moda fundou com Luís Sanchez no início do novo milénio. A causa da morte ainda não é conhecida.

 

«Aquilo que fazemos com imagens, com a nossa própria imagem, é refletir uma história. Despertar emoções, ideias, sensações. Projetar aquilo que queremos ser. (…) Não há experiência mais sensorial do que vestirmo-nos», afirmou João Branco em 2016. Apaixonado pela História e pelas histórias, foi no universo da Moda que o designer lisboeta encontrou a sua forma de comunicar: com tecidos e ideias começou a coser a sua narrativa, primeiro sozinho, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, onde se licenciou; depois com Luís Sanchez, com que iniciou a marca Storytailors, em 2001.

As criações de ambos sempre cruzaram conceitos como «passado» e «futuro», «fantasia» e «realidade», no sentido de «desafiarem o tempo e as estações». Um vestido Storytailors, por exemplo, nunca era só mais uma peça de vestuário — era um objeto artístico, executado com rigor e muitas vezes à medida de cada pessoa, que poderia assumir mais do que uma forma e até dar origem a outras peças de roupa. É que de um vestido com fechos, um elemento recorrente nas peças Storytailors, poderiam nascer uma saia e um corpete, e de calças poderiam surgir calções.

Em 2006, surgiu a oportunidade de João Branco e Luís Sanchez abrirem uma loja-ateliê nas ruas da capital, numa altura em que a marca Storytailors era já bem conhecida do público português. Em território internacional, o talento de ambos também foi reconhecido — em 2016, chegaram a expor no Kennedy Center, em Washington, Estados Unidos da América, no âmbito de uma mostra de arte ibérica.

Além das passerelles — a dupla apresentava regularmente coleções no Portugal Fashion —, as peças Storytailors também subiam aos palcos: por várias vezes, João Branco e Luís Sanchez criaram figurinos para projetos de teatro e dança, e vestiram várias apresentadoras, atrizes e artistas portuguesas, como Sílvia Alberto, Catarina Furtado e Sónia Tavares (The Gift).

A última coleção que João Branco apresentou ao lado de Luís Sanchez foi a da primavera-verão 2019, em outubro, no Portugal Fashion. Recorde, em baixo, alguns dos melhores looks da marca Storytailors dos últimos anos.