Após Cancelar o Desfile No Portugal Fashion, Inês Torcato Apresenta a Coleção

A criadora preferiu mostrar as suas propostas para a estação fria num formato diferente do habitual. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Já antes do Portugal Fashion ter sido cancelado, Inês Torcato havia anunciado que as suas propostas não seriam apresentadas no habitual formato de desfile, no evento de moda do Porto. A decisão tinha em conta as recomendações das autoridades de saúde, quanto à reunião de grandes grupos de pessoas no mesmo espaço, face à propagação do novo coronavírus. Assim, a criadora optou por mostrar a nova coleção de outono/inverno 2020-21 através de um conjunto de imagens, que pode ver na galeria, em cima.

A ‘Esfera’ de Inês Torcato

É em tons essencialmente pastel – desde lilás, azul, amarelo e verde -, num contraste com o preto e o branco, que a designer conta uma história, na sua linha. «A história de uma sociedade onde a pluralidade do ser é tão plural e a diferença tão identificadora, que a pluralidade se torna unidade. A unidade e a pluralidade existem ao mesmo tempo e criam uma dualidade que não é oposta, é lateral. E esta lateralidade na dualidade da unidade com a pluralidade faz com que esta esfera seja uma esfera perfeita: a sociedade», escreve em comunicado.

Assim, numa tradução da pluralidade que destaca nas peças, Inês Torcato preferiu materiais diversos. Entre eles, destacam-se os acolchoados, fazendas, malhas, brocados e lantejoulas, que conferem brilho a calças e casacos.