As Calças de Cintura Descaída Estão de Volta e a Culpa é da Gucci

#shameonyou Gucci, #soquenao Por: Margarida Brito Paes Imagens: © Imaxtree

A Gucci adora um bom revivalismo, não lhe chegavam as golas vitorianas, os sapatos de salto alto dos dandies e uma série de micro tendências mais atuais que decidiram maximizar, agora trouxeram as cinturas descaídas para a ribalta. Quando o mundo inteiro achava que já tinha inventado tudo o que havia a inventar para vestir, Alexander McQueen mostrou que estávamos todos errados. Em 1996, criou as cinturas descidas, que deixavam todo o ventre desprotegido e tinha um gancho mínimo. Uma silhueta que não se tornava pornográfica por uma unha negra, e obrigava a movimentos com ângulos bem medidos. Agora a Gucci recuperou a tendência na semana de moda masculina de Milão.

Gucci: o mundo onde tudo é possível 

Em 2015 Alexandro Michele chegou a Gucci e entrou com tudo. Literalmente. Foi muito provavelmente a entrada a pés junto mais exuberante da História da Moda. Todas as regras de styling foram ignoradas, com looks repletos de padrões, e sobreposições que não lembrariam ao diabo. O resultado? A marca teve um crescimento enorme nos últimos anos, não só em retorno de media, mas também no volume de negócio. Por isso, por muito que as suas misturas pareçam coisa do diabo, na Gucci é ‘Deus na terra, Alessandro Michele na Terra’ – o cabelo de Jesus Cristo ajuda à imagem.

As calças de cintura descaída

Nas propostas para o próximo outono-inverno, a Gucci baixou as cinturas das calças dos homens até ao limiar perigoso, bem abaixo do umbigo. Esta é provavelmente a cintura mais sexualizada de sempre. À cintura descaída juntaram-se as pernas com corte largo. E se já tem os trágicos inícios de 2000 na cabeça, espere até saber que às cinturas descidas se juntaram os elásticos das cuecas à vista, #truestory.

A silhueta foi vista em calças de fazenda mas também é peças de denim. Se a moda pega, talvez esteja na altura de reabrir a loja do Velho, na Baixa de Lisboa. Veja os coordenados que querem ressuscitar esta tendência do mundo dos mortos, na galeria em cima.