A Etro Também Irá Apresentar A Próxima Coleção Fisicamente Em Milão

É assim que a marca pretende enviar uma mensagem de otimismo à indústria da Moda e à cidade italiana. Por: Inês Aparício Imagens: © Imaxtree.

O grupo de designers e marcas que pretende apresentar as coleções fisicamente, mesmo durante a atual pandemia, continua a crescer. Desta vez, é a Etro quem anuncia um desfile ao vivo, tendo decidido montar a passerelle durante a Semana de Moda Digital de Milão. Segundo o WWD, a marca irá exibir, não só as propostas masculinas para a primavera 2021, como a linha resort feminina. Foi o Hotel Four Seasons, em Milão, o espaço escolhido para o fazer, às 10 horas do dia 15 de julho.

Por trás desta decisão, esteve a necessidade de enviar uma mensagem de esperança, numa altura complexa como a vivida nos dias de hoje. «Decidimos organizar um desfile físico para emitir uma mensagem positiva forte, que é algo que a indústria da Moda e Milão definitivamente precisam», explicou o diretor criativo da casa italiana de luxo, Kean Etro, ao Women’s Wear Daily. «Penso que, depois do confinamento, todos aprendemos a viver as nossas vidas de forma diferente, imergindo-nos numa nova realidade que nos permite, de acordo com instruções específicas, manter vivos. Acho que o mesmo deve ser feito pela indústria da Moda, que, ao acompanhar a situação atual e seguindo as medidas de segurança, tem de encontrar uma nova normalidade», adicionou.

Ainda assim, o desfile será também apresentado digitalmente, num direto que será disponibilizado nas plataformas online da Camera della Moda e da própria maison. «Atualmente, o nosso trabalho não pode prescindir do digital», salientou o criador. «Mas penso que a nossa decisão de apresentar um desfile físico demonstra que não podemos viver apenas dos eventos digitais, mas que precisamos de interações sociais reais», completou.

Tal com a Valentino, a Etro terá público a assistir ao desfile. Contudo, o número de pessoas será bastante menor que o habitual. Não é claro, porém, quem se sentará na primeira fila.

Ao vivo é que é o caminho

A organização de uma apresentação física começa a tornar-se numa preferência para diversos designers. Além dos já anunciados desfiles ao vivo da Dior e da Valentino, também a Dolce & Gabbana e a Ermenegildo Zegna apostaram neste formato. Enquanto a primeira exibirá as suas propostas a 15 de julho, às 17h30, no Humanities Hospital’s University Campus, em Itália, a última irá mostrar a coleção para as estações quentes de 2021 às 15 horas de 17 de julho.