Esta Coleção Não é Só um Compêndio de Vestidos. Estará a Rodarte Cool de Volta?

A Rodarte apresentou as suas propostas de outono-inverno na California, esta terça-feira. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: © D.R

A atriz Brie Larson assistiu ao desfile da Rodarte de câmara fotográfica na mão e é fácil perceber porquê, é que se há coisa que as irmãs Mulleavy sabem fazer é vestidos altamente fotogénicos. Esta coleção não foi excepção, voltámos a ver silhuetas exuberantes, com volumes dados por: folhos, drapeados presos, mangas volumosas e muitos laços.

Apesar de para esta coleção a Rodarte se ter inspirado em Hollywood dos anos 30, as propostas de outono-inverno mantiveram muitas das reverências dos anos 80 que seviram de inspiração à coleção de primavera verão, apresentada debaixo de chuva em setembro passado. Apesar das linhas gerais serem uma continuação clara do trabalho desenvolvido pela marca nas últimas coleções, a paleta cromática proposta para o inverno é mais vibrante que o habitual. Os condenados brancos com detalhes de bordado inglês que surgiram no início do desfile, foram apenas um engodo, para as cores exuberantes que tomariam de assalto a passerelle. Os tecidos, esses, também se quiseram mais rígidos, com volumes exagerados com pouco espaço para a fluidez que sempre caracterizou o trabalho extremamente feminino desta dupla de mulheres.

Adeus passadeira vermelha, olá street style?!

 

Esta é, provavelmente, a coleção mais dura da Rodarte dos últimos cinco anos. E é também uma coleção que revela alguns sinais de que a marca pode estar a querer recuperar o seu ADN de street fashion, deixando de se focar tanto nos vestidos para passadeira vermelha. Os sinais são dados pelos crop tops,  calças de cintura subida e peças de cabedal, que apesar de serem muitos fazem toda a diferença: esta já não é apenas uma coleção de vestido compridos. Ainda estamos longe dos primórdios da marca quando Rodarte significava cool e não vestidos de contos de fadas, mas fica no ar a curiosidade para saber que caminho vão escolher Kate e Laura Mulleavy.