#ELLEstaylocal: SIZ, a Marca Portuguesa Ética e Sustentável Que Tem de Conhecer

Raquel e Sofia Rodrigues são as mentes por trás do projeto. Por: ELLE Portugal Imagens: © Márcia Simões.

Juntas literalmente desde que nasceram – ou não seriam estas irmãs gémeas -, Raquel e Sofia Rodrigues decidiram levar a ligação quase umbilical também ao nível profissional. Foi assim que, em 2017, deram vida a SIZ, uma marca que, além de ser portuguesa, coloca a tónica na ética e sustentabilidade. Sem desperdício, mas com recurso a fibras orgânicas, a insígnia procura caminhar em direção a um planeta mais verde e uma indústria de Moda mais consciente.

O que vos levou a criar este projeto?

Sendo irmãs gémeas, sempre brincámos e estudámos juntas, o que nos levou naturalmente a desenvolver os mesmos gostos e aptidões. Depois de terminarmos ambas a licenciatura em Design de Moda, e depois de trabalharmos separadamente para outras marcas, sentimos que estava na altura de termos um projeto nosso, algo em que pudéssemos realmente exteriorizar as nossas ideias. Para além disso, queríamos criar algo com significado, algo que, para além de bonito, servisse a sociedade e o nosso planeta. Por essa razão, decidimos criar uma marca consciente, ética, transparente e sustentável.

Qual é a história por trás do nome?

Podemos confessar que escolher o nome da nossa marca não foi nada fácil! Somos as duas muito reservadas, por isso uma coisa era certa, não queríamos que incluísse o nosso nome. No entanto, queríamos que fosse algo pessoal. Depois de alguma discussão sobre o assunto chegámos à solução: SIZ! Vem da abreviatura de sisters “sis”, mas trocámos o último S por um Z, porque achámos que criava um paralelismo engraçado à nossa relação: a imagem parece espelhada, mas com diferenças subtis, como nós.

O que foi mais complicado no processo de criar uma marca?

Começar um negócio é um desafio gigante, principalmente para duas jovens recentemente licenciadas, sem qualquer background de gestão, o que traz por si só várias dificuldades… Mas o mais complicado é sem dúvida encontrar os materiais adequados, que respeitem o nosso ethos, assim como conseguir produzir pequenas quantidades.

Qual foi a razão para nunca desistirem?

A certeza de que esta é a nossa paixão e que só seremos realmente felizes a trabalhar na nossa marca.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por ℤ Ethical and Sustainable (@sizbrand) a

Qual foi o melhor momento ou história da marca até hoje?

Os melhores momentos para nós são os bons feedbacks, um agradecimento de uma cliente, um elogio de um colega, o interesse de um revendedor. Este meio não é fácil, por isso nunca damos nada como garantido e ficamos sempre gratas por todo e qualquer apoio e reconhecimento.

Como é que a vossa marca faz a diferença?

Desde o primeiro dia da nossa marca que tivemos a ambição de criar algo diferente. Cada coleção serve para expor uma problemática que a nosso ver seja importante dar a conhecer e ajudar a resolver: seja o aquecimento global, o consumo excessivo de plástico e a sua contribuição para a poluição dos oceanos, seja o preocupante descongelamento dos glaciares. Para além das nossas peças se distinguirem por serem feitas apenas com materiais orgânicos ou deadstock e produzidas de forma ética, esperamos estar a fazer a diferença ao contribuir para o esclarecimento de alguns assuntos que têm de ser tratados o quanto antes se queremos preservar o planeta que habitamos.

O que ainda falta conquistar?

Um dos nossos grandes objetivos, para além de estarmos presentes em cada vez mais lojas internacionais, é abrirmos um espaço nosso em Portugal.

O que mais precisam neste momento para chegarem onde querem?

Precisamos essencialmente de continuar a acreditar em nós, no nosso trabalho e na nossa marca. O resto virá quando vier.

Quais os maiores motivos para comprar português?

Todos! Sabemos que não é fácil; o mercado está cheio de opções mais baratas e mais imediatas. Mas é essencial sermos mais conscientes, pensarmos no que estamos realmente a comprar, do que é feito e, principalmente, como é feito. Para além de comprar português, é importante apoiar as pequenas marcas. Cada uma delas tem alguém por trás com um sonho que merece ser concretizado.

Diz-me outra marca/espaço português que te inspire e porquê?

Cada dia, surgem mais marcas portuguesas, o que é óptimo sinal. As que mais nos inspiram são as que partilham connosco a preocupação com a preservação do nosso planeta, e que estão seriamente empenhadas na sustentabilidade. Uma das marcas que mais nos fascina, e que é uma inspiração constante há já muito tempo, é a Cuscuz, uma marca de acessórios totalmente sustentáveis. Os designs são todos maravilhosos, a criatividade é enorme, e o mais importante: estão sempre à procura de novos materiais e novas formas sustentáveis de criar peças incríveis sem pôr em risco a nossa Casa.

_ _ _ _

#ELLEstaylocal

Apoiar e dar conhecer projetos portugueses é a missão da rubrica #ELLEstaylocal. Acreditamos que hoje é mais importante, que nunca, comprar português. É importante não deixar que marcas de qualidade se percam na espuma da pandemia.

#ELLEstaylocal: Banema Studio, Um Paraíso Para Os Apaixonados Por Decoração