#ELLEstaylocal: Light Years Away, a Marca de Desporto Minimalista e Sustentável

A pandemia não foi suficiente para assustar as fundadoras da marca, que a lançaram em plena quarentena. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Marta e Beatriz Ramos, as irmãs por trás da Light Years Away, olharam para o panorama nacional e aperceberam-se da falta de uma marca de desporto minimalista e sustentável no mercado. Foi assim que, cumprindo o desejo de colmatar essa falha, deram vida ao Light Years Away, mesmo durante uma pandemia. Sim, as consequências desta crise pandémica não as assustaram e, assim, a 3 de maio, lançaram a insígnia. É óbvio que parte dos seus planos iniciais tiveram de ser alterados devido à quarentena – como a campanha fotográfica -, mas, apesar disso, o «feedback foi tão bom» que tudo compensou.

Marta e Beatriz Ramos, fundadoras da Light Years Away

O que vos levou a criar este projeto?

Vontade de ter, em Portugal, uma marca de roupa de desporto de alta qualidade com design minimalista e com o menor impacto ambiental possível.

Qual é a história por trás do nome?

O nome surgiu da constante busca pela melhoria. Light Years Away, que em português quer dizer «a anos luz», simboliza o quão longe todos nós nos sentimos da perfeição – seja em termos físicos ou psicológicos -, mas simboliza também como essa distância não nos para, motiva-nos a ser mais e melhor, todos os dias.

O que foi mais complicado no processo de criar uma marca?

Para além de todas as dificuldades que existiram em encontrar os fornecedores e parceiros certos com os valores que pretendíamos, o maior desafio foi sem dúvida a preparação para o lançamento da marca. Lançámos a LYA em plena pandemia, no dia 3 de maio deste ano. Já é difícil o suficiente lançar um negócio numa altura normal, mas com uma pandemia é inexplicável. Tivemos de alterar muitas das coisas que já havíamos planeado, incluindo a campanha fotográfica da nossa primeira coleção que fomos obrigadas a fazer sozinhas e assumir todos os papéis que implicou.

Qual foi a razão para nunca desistirem?

Não acreditamos em desistir. Estamos a criar uma marca que sabemos que as pessoas gostam e que acima de tudo é necessária em Portugal, e sabemos que o amor que pomos na LYA vai passar para as pessoas.

Qual foi o melhor momento ou história da marca até hoje?

O lançamento da primeira coleção. Uma vez que fomos nós a fazer de modelos, fotógrafas, editoras, foi uma campanha muito vulnerável em que tivemos muito medo que as pessoas não se identificassem ou que não gostassem. Mas a resposta foi inacreditável, recebemos tanto amor e tão bom feedback que ficámos sem palavras. Foi sem dúvida uma aprendizagem e vamos manter as nossas campanhas o mais reais e humanas possível no futuro. Valeu 100% o esforço!

Como é que a vossa marca faz a diferença?

Para além de sermos uma comunidade inclusiva acreditamos que existe uma maneira melhor de produzir vestuário que inclui fibras recicladas, produção menos poluente, salários e condições de trabalho justas e peças para diferentes tipos de corpos. Na Light Years Away marcamos a diferença ao dar uma alternativa de roupa de desporto sustentável tão acessível quanto as marcas do mesmo segmento não sustentáveis.

O que ainda falta conquistar?

Tudo. O mundo inteiro. Acreditamos que somos um passo na direção certa e que há centenas, milhares, milhões de pessoas que pensam da mesma forma que nós. É com essa comunidade que vamos obrigar o mercado a fazer as mudanças necessárias.

O que mais precisam neste momento para chegarem onde querem?

Do apoio da nossa comunidade maravilhosa e do crescimento da mesma.

Quais os maiores motivos para comprar português?

Temos de apoiar o que é nosso. Fomentar a nossa economia, fazer crescer as nossas empresas, criar as nossas multinacionais. Somos Portugal e somos tão bons.

Diz-me outra marca/espaço português que te inspire e porquê?

É difícil dizer só uma marca que nos inspire, há tanto talento, tantas boas ideias em Portugal. Mas gostamos muito da BYOU. Conhecemos a Patrícia, a criadora da marca, e ela é sem dúvida uma força da natureza. É uma mãe extraordinária e tem uma marca incrível! Consegue fazer tudo ao mesmo tempo! A BYOU é uma marca muito sincera naquilo que defende e apresenta, por isso revemo-nos muito nessa transparência.

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#ELLEstaylocal

Apoiar e dar conhecer projetos portugueses é a missão da rubrica #ELLEstaylocal. Acreditamos que hoje é mais importante, que nunca, comprar português. É importante não deixar que marcas de qualidade se percam na espuma da pandemia.

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