#ELLEstaylocal: Conscious Swimwear, a Marca Com o Coração Na Sustentabilidade

Uma marca portuguesa que já passou as fronteiras nacionais. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Fundada por Joana Silva, em abril 2019, a Conscious Swimwear já está a conquistar o mundo. Esta marca de roupa de praia sustentável, começou por se focar nos biquínis tendo crescido para outros tipos de artigo, ainda que o foco maior continue a ser a roupa de banho. A produção sustentável vai muito além dos materiais, todo o processo e imagem da marca foi pensada ao pormenor. Uma marca portuguesa que tem mesmo de conhecer.

Joana Silva, fundadora da Conscious Swimwear.

O que te levou a criar este projeto?

A vontade de trazer uma perspectiva mais neutral ao swimwear e construir um marca sustentável internacional.

Qual é a história por trás do nome?

Queria que fosse muito literal, straight to the point. Swimwear sustentável, consciente… daí Conscious Swimwear – antes de saberes a história já antecipas uma.

O que foi mais complicado no processo de criar uma marca?

Descobrir os fornecedores certos, com a qualidade de materiais pretendida para uma colaboração a longo prazo e ajustar-me às suas timelines.

Qual foi a razão para nunca desistires?

Ter algo cá dentro que me diz sempre que vai correr bem.

Qual foi o melhor momento ou história da marca até hoje?

Definitivamente a expansão internacional a acontecer mais rápido que o esperado – um exemplo recente é estarmos em duas lojas nos Estados Unidos.

Como é que a tua marca faz a diferença?

Acho que por trazer designs simples, pela sustentabilidade não passar apenas pelo material utilizado na swimwear, mas também em todos os processos dentro marca – desde a mão de obra aos materiais que utilizamos na entrega dos produtos.

O que ainda falta conquistar?

O mundo! Estamos cada vez mais a consolidar o mercado Europeu e depois o foco será USA e Austrália – esta expansão ajuda-nos a combater a sazonalidade.

O que mais precisas neste momento para chegares onde queres?

Tempo! Se ao menos o dia tivesse mais horas! Até março deste ano este negócio foi inteiramente gerido por mim e agora já tenho ajuda em duas áreas – shipping e CRM que me permitem ter mais tempo para estratégia e desenvolvimento da marca.

Quais os maiores motivos para comprar português?

Para mim é uma prioridade: produtos com boa qualidade, que duram. A produção local permite-nos desenvolver o nosso país, criar postos de trabalho. Mais perto significa menos prejudicial para o ambiente em termos de shipping. Tantas vantagens.

Diz-me outra marca português que te inspire e porquê?

A CINCO store. Por estar a conquistar o mundo e ser uma marca tão consistente.

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#ELLEstaylocal

Apoiar e dar conhecer projetos portugueses é a missão da rubrica #ELLEstaylocal. Acreditamos que hoje é mais importante, que nunca, comprar português. É importante não deixar que marcas de qualidade se percam na espuma da pandemia.

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