#ELLEstaylocal: Cata Vassalo a Marca Portuguesa Que Cria Acessórios Únicos

Uma marca onde cada peça é única. Por: ELLE Portugal Imagem: D.R

Tudo começou com toucados, depois bandoletes e por último brincos, hoje a Cata Vassalo é uma marca de acessórios sem rótulos, porque todas as peças são uma obra de arte. Conheça melhor esta marca 100% nacional.

Catarina Vassalo, fundadora da CataVassalo

 

O que te levou a criar este projeto?
Foi a paixão por criar peças e acessórios que me acompanha desde criança. Inicialmente a marca nasceu muito voltada para a criação de toucados personalizados para noiva e convidadas, mas depois foi evoluindo até se tornar aquilo que é hoje: uma marca de joalharia que cria peças únicas para pessoas únicas.

Qual é a história por trás do nome?
Quando regressei a Portugal e comecei a criar a marca, a minha irmã Maria, que é também a designer responsável por toda a nossa imagem gráfica, sugeriu que usasse o meu nome próprio. Sempre fui conhecida pelos meus amigos e pelas pessoas mais próximas como Cata e, por isso, decidi aceitar a sugestão. Nasceu assim a Cata Vassalo porque de facto eu e a minha marca somos uma só.

O que foi mais complicado no processo de criar uma marca/espaço?
Tem sido uma história muito feliz e cheia de momentos especiais. Se tiver que referir aquilo que considero mais desafiante talvez seja a gestão de pessoas, no sentido de encontrar as pessoas certas para fazerem parte da marca. Para mim, o mais importante é que a Cata Vassalo seja uma marca onde pomos tudo aquilo que somos e toda a nossa dedicação em cada peça mas também em cada relação que criamos com as nossas clientes. Isso só é concretizado se tivermos uma equipa dedicada que veste todos os dias a camisola e partilha a mesma visão.

Qual foi a razão para nunca desistires?
Adoro o que faço. Adoro o meu trabalho. Adoro criar peças únicas para pessoas únicas e nunca me veria a fazer mais nada no mundo que não isto. Desistir não faz parte do meu ADN e nunca teria motivos para o fazer.

Qual foi o melhor momento ou história da marca/espaço até hoje?

Toda a história da Cata Vassalo tem sido feita de momentos muito positivos. É muito gratificante receber o feedback das nossas clientes todos os dias mas existem alguns momentos que são muito especiais para mim, como os dias em que fazemos as produções fotográficas e eu vejo finalmente as minhas criações ganharem vida em pessoas. Talvez um dos dias que mais me marcou tenha sido quando fotografamos a primeira coleção de brincos.

Como é que a tua marca/espaço faz a diferença?
Penso que aquilo que mais distingue a minha marca tem muito a ver com a dedicação que pomos em tudo o que fazemos. Do meu atelier nunca saem duas peças iguais porque não existem duas pessoas iguais e eu acredito genuinamente que cada pessoa é única e, por isso, cada peça também. Além disso cultivamos relações de grande proximidade porque queremos realizar sonhos e isso é uma responsabilidade mas também um enorme orgulho para nós.

O que ainda falta conquistar?
O mundo.

O que mais precisas neste momento para chegares onde queres?
Eu nunca faço planos e aprendi desde cedo a não viver com muitas expetativas nem objetivos. Faço o meu caminho e aproveito todas as oportunidades que me surgem com dedicação e empenho mas não planeio. Dou o meu melhor todos os dias.

Quais os maiores motivos para comprar português?
Todos. Comprar português é apoiar a nossa economia e pôr o nosso país e o nosso talento – que é imenso – a mexer. Temos muitas marcas com uma qualidade incrível e temos espaço para todos. Devemos unir-nos e valorizar o tanto de bom que temos.

Diz-me outra marca/espaço português que te inspire e porquê?
A minha maior inspiração é a Dolce Gabbana mas em Portugal há muitas marcas que admiro em diferentes segmentos e, por isso, é difícil referir apenas uma. Adoro a marca da Juliana Bezerra, adoro o trabalho da Pureza Mello Breyner e tenho também uma enorme admiração pela Buzina, com quem criei agora uma coleção de bandoletes sustentáveis.

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#ELLEstaylocal

Apoiar e dar conhecer projetos portugueses é a missão da rubrica #ELLEstaylocal. Acreditamos que hoje é mais importante, que nunca, comprar português. É importante não deixar que marcas de qualidade se percam na espuma da pandemia.

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