#ELLEstaylocal: Benedita Formosinho, A Marca Que Cria Peças Para Toda a Vida

Intemporalidade e sustentabilidade são as palavras de ordem desta. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Marca e fundadora fundem-se num só nome: Benedita Formosinho. É esta o rosto e plataforma da insígnia de assinatura portuguesa que procura criar peças que fiquem, não só no guarda-roupa, como nos nossos corações, para sempre. Com materiais nobres, naturais e autóctones do nosso país, a marca lançada em maio de 2018 dá vida a vestuário confortável e intemporal, sempre a pensar na sustentabilidade.

Benedita Formosinho, fundadora da marca homónima

O que te levou a criar este projeto?

A minha grande paixão pela arte na moda e o sonho de criar a minha própria marca, desenvolver as minhas ideias e partilhá-las com os outros.

Qual é a história por trás do nome?

A marca tem o meu nome e, uma vez tratar-se de um trabalho de autor, cria uma maior proximidade com as pessoas e um conhecimento mais direto entre o cliente e a responsável da marca.

O que foi mais complicado no processo de criar uma marca?

Perceber como tudo funciona, aprender a gerir as diferentes áreas que uma marca precisa para ser viável, encontrar fornecedores de materiais e fábrica de pequena produção, em alinhamento com o conceito da marca.

Qual foi a razão para nunca desistires?

A paixão pelo que faço e o ânimo e inspiração pelo bom feedback que temos tido do nosso trabalho.

Qual foi o melhor momento ou história da marca até hoje?

A marca comemorou, este mês, apenas dois anos de atividade com muito empenho e dedicação, sendo o reconhecimento diário, o crescimento do interesse pela marca, quer a nível nacional, quer internacional, que marcam o que melhor sentimos até hoje, durante este percurso.

Como é que a tua marca faz a diferença?

A marca Benedita Formosinho tem como missão a criação de peças intemporais, pelo design e pela qualidade. Criar peças confortáveis que conjuguem com o essencial do nosso guarda-roupa e que perdurem durante anos, selecionando materiais nobres, autóctones do nosso país, materiais naturais e técnicas com história e imbuídos de emoção. Promover o conceito da sustentabilidade, numa produção com ética e feita em Portugal.

O que ainda falta conquistar?

Uma vez que ainda somos uma jovem marca, com muita inspiração e boa energia, sentimos que ainda temos um longo caminho a percorrer, quer na descoberta de novos materiais e técnicas, que revalorizam o saber ancestral, assim como de materiais emergentes no caminho da sustentabilidade. Conquistar mercados internacionais.

O que mais precisas neste momento para chegares onde queres?

Estabelecer novas parcerias, quer a nível nacional, quer internacional.

Quais os maiores motivos para comprar português?

Sempre nos fez sentido comprar português, uma vez que um dos focos da marca é a revalorização de materiais e técnicas autóctones do nosso país. Agora, mais do que nunca, faz sentido apoiar e valorizar o que de bom se faz em Portugal, reconhecendo as origens e evolução como garantia da autenticidade cultural. Transversal à importância do desenvolvimento da economia, é premente que façamos escolhas conscientes, feitas com ética, de forma sustentável e com mais amor.

Diz-me outra marca/espaço português que te inspire e porquê?

São cada vez mais, as marcas portuguesas que me inspiram, podendo dar como exemplo o alcance da marca Zouri, uma marca de calçado eco-vegan que utiliza lixo plástico da costa portuguesa associado a materiais ecológicos e sustentáveis a um design e conforto apetecível.

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#ELLEstaylocal

Apoiar e dar conhecer projetos portugueses é  a missão da rubrica #ELLEstaylocal. Acreditamos que hoje é mais importante, que nunca, comprar português. É importante não deixar que marcas de qualidade se percam na espuma da pandemia.

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