Designers Portugueses Criam Roupa Inspirada no Último Livro de Inês Pedrosa

Moda e Literatura portuguesas de mãos dadas em Aveiro. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: cortesia

O Desfile Literário «A Moda dos Livros» será um espetáculo-perfomance a acontecer na Biblioteca Municipal de Aveiro, no próximo sábado, dia 13 de abril, pelas 21h30.

Este evento performático fará parte da Festa do Livro, organizada pela Autarquia de Aveiro. Consistirá num desfile com peças de autor portuguesas, no qual se pretenderá mostrar a relação estreita entre moda e literatura. os designers presentes nesta iniciativa serão Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Elsa Barreto, Susana Bettencourt, Yuga Hatta e Storytailors.

«A Moda dos Livros»: moda e literatura de mãos dadas

As peças foram concebidas para a ocasião e inspiradas num excerto final do romance O Processo Violeta de Inês Pedrosa, que se afirma como um retrato de Portugal dos anos 80. Seis performers vestirão, cada um, as peças dos seis designers e desfilarão ao som da voz de Ana Celeste Ferreira que lerá textos do livro em questão.

Além de contar com uma performance que celebrará a relação entre moda e literatura, «A Moda dos Livros» terá lugar na Biblioteca Municipal de Aveiro, o que torna ainda mais evidente a relação proposta pelo evento. «O livro está na origem deste espetáculo como um tecido de pontes narrativas entre várias artes», explica a curadora do evento e poeta, Rosa Alice Branco. Afirmando ainda que «o livro possui um corpo. Podemos manuseá-lo, sentarmo-nos à mesa do café contagiados pelo sabor das palavras, passearmos nele, deixarmos que ele nos vista com uma fascinante segunda pele. No limite, o corpo que se movimenta na passerelle é também o corpo do livro. Uma escultura em movimento que evoca o livro».

O desfile literário será produzido pela VIC // Aveiro Arts House, um laboratório de criações sediado na antiga residência do artista aveirense Vasco Branco, pai da curadora, que conjuga uma casa-museu, alojamento local e residência artística.

 

 

View this post on Instagram

 

Este Sábado o livro ganha corpo 📚 👉SAB, 13 Abr, 21.30 |📌Biblioteca Municipal de Aveiro #AModaDosLivros – um espectáculo único inspirado no último romance de Inês Pedrosa – O Processo Violeta -, exibindo peças concebidas para o efeito pelos mais conceituados designers e artistas nacionais. Integrado na Festa do Livro promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, o evento promete mostrar uma ainda pouco explorada simbiose entre moda e literatura. . Conceito: @rosaalicebranco Coordenação de Moda: @catarinasantoscunha Produção: @aveiro.arts.house e @bibliotecaaveiro . . . . #DesfileLiterario #ModaAveiro #FestaDoLivroAveiro #festadolivro #AveiroFashion #PortugalFashion #LitoralMagazine #LitoralFashion #designerdemoda #fashiondesigner #modaportugal #desfiledemoda #moda #art #literatura #aveirolovers #inespedrosa #anabaldaque #elsabarreto #storytailors #kattyxiomara #susanabettencourt #yugahatta

A post shared by VIC (@aveiro.arts.house) on

Inês Pedrosa foi editora da Marie Claire portuguesa entre 1993 e 1996, revista já extinta em Portugal, e estará presente no evento. A banda sonora do desfile ficará a cargo do artista sonoro Hugo Branco.