Como Limpar os Seus Ténis Brancos Para Que Voltem à Cor Original

Um dica que vai levar consigo para toda a sua vida. Por: ELLE Portugal Imagens: © Unsplash

Os ténis brancos fazem parte daquele grupo de peças que todas as pessoas têm de ter no seu armário devido à sua versatilidade. E é por isso normal que grande parte de nós tenha um par ou dois (ou muitos mais, não vamos julgar o nível de acumuladora), no seu armário. O grande problema é que, para além destes se sujarem muito facilmente, após algum tempo de uso as zonas de borracha acabam por ficar bastante… amareladas.

Por muito que esfreguemos aquilo não sai. No entanto, e depois e uma vasta investigação (feita por cientistas especializados… estamos a brincar, foram só feitas por nós) descobrimos algumas fórmulas que a podem ajudar a fazer com que estes voltem à sua cor original. E acredite ou não, é bem mais simples do que poderia pensar.

 

Método 1 – Bicarbonato de Sódio

Esta é, provavelmente, um dos métodos mais simples de todos e pode ser aplicado em todas as zonas do sapato:

  • Faça uma mistura de partes iguais de bicarbonato de sódios e detergente de roupa (preferencialmente de cor branca) líquido (sem lixívia).
  • Aplique em todo o sapato a mistura com uma escova macia (em movimentos circulares) e deixe atuar durante 30 minutos. O bicarbonato de sódio vai atuar como um ligeiro abrasivo que ajudará a remover as manchas.
  • Lave os ténis como normalmente faria e se necessário repita a aplicação.

Outra variante, e fazer a mesma mistura mas com detergente em pó onde vai ter que acrescentar um pouco de água.

 

Método 2 – Pasta dos dentes

Outra fórmula bastante básica (e barata) é a da pasta de dentes branca, e também pode ser aplicada em toda a parte.

  • Pegue na pasta de dentes e esfregue ao longo de toda a sapatilha para que fique coberta
  • Deixe atuar durante 15 minutos.
  • Para finalizar é só pegar numa esponja molhada ou escova macia, e remover a placa da pasta dentífrica. Se necessário repita isto em nódoas mais difíceis.

Método 3 – Água Oxigenada em Creme

Vamos chamar “the big guns”, não é muito recomendadó porque a borrachaa pode secar um pouco, mas se tiver disposta a correr o risco, a àgua oxigenada em creme que se usa para combinar com o descolorante de cabelo, também pode ser uma opção.

  • Misture partes iguais do creme de água oxigenada volume 30% com bicarbonato de sódio até formar uma pasta.
  • Aplique nas zonas pretendidas e cobra com pelicula aderente, deixando repousar ao sol (para que o calor ative mais o produtor).
  • Ao fim de 20/30 minutos, confirme a cor, e se estiver como deseja, lave.

 

Em todos os métodos, é preciso ter em conta que as borrachas dos ténis não são todas iguais, por isso, alguns dos tempos poderão variar, bem como o número de vezes de aplicação necessária.