Esta Conta Reinventa Carteiras Icónicas Com Pacotes de Bolachas ou Cereais

Uma saddle feita com a embalagem dos corn flakes? Sim, é real. Por: Inês Aparício Imagens: © Instagram @camera60studio.

A saddle, da Dior, feita com pacotes de bolachas, a soft trunk, da Louis Vuitton, com embalagens de cervejas, ou a baguette, da Fendi, com o saco do take-away do McDonald’s. Parece algo tirado de um pesadelo, mas é real (bem real). Sim, dois designers italianos, Chiara Rivituso e Matteo Bastiani, decidiram deixar os puzzles de mil peças, as redecorações da casa ou os tik toks de lado (ao contrário de muitos, durante o confinamento) e deram vida a carteiras icónicas, com materiais do dia-a-dia, durante a quarentena. O resultado pode ser visto na sua conta de Instagram, @camera60studio.

«Tudo começou com a vontade de experimentar e fazer carteiras com materiais pouco usuais», explicou Rivituso ao Insider. «O nosso objetivo era reutilizar o plástico de uma forma diferente e queríamos trazer o trabalho manual dos produtos de cabedal para objetos do dia a dia», continuou. «Recriamos carteiras icónicas utilizando desperdício e outras coisas – como papel, plástico e caixas – para comunicar a nossa visão de uma indústria da Moda mais sustentável», adicionou, esclarecendo ser uma espécie de «manifesto».

Chiara Rivituso, designer de produto e padrão, e Matteo Bastiani, especializado no desenvolvimento de protótipos de itens de cabedal, aproveitaram as suas experiências nas respetivas áreas e reinventaram as bolsas. O processo de criação depende de cada carteira: «Por vezes, experimentamos digitalmente ou fazemos um esboço para visualizar a ideia. Outras vezes, precisamos de experimentar os materiais e fazer testes com acessórios diferentes, ou cosemos outros materiais para fixar a forma e os detalhes», clarificou Rivituso.

Em DIY

Conscientes de uma maior abertura da sociedade para a reciclagem e reutilização de materiais, os criadores pretendem, não só apresentar os seus trabalhos, como mostrar aos seus seguidores como podem replicar os modelos em casa. «Gostávamos de inspirar as pessoas a criar em vez de desperdiçar», disse Rivituso. Assim, disponibilizaram também alguns tutoriais e templates na sua página para que outros possam dar uma nova vida aos materiais que tenham em casa.

Veja na galeria, em cima, alguns dos modelos criados pela dupla de designers.