Botas Cowboy: A Grande Tendência Que Vai Calçar Este Outono

Sejam de cano alto ou pelo tornozelo, as botas cowboy chegaram com tudo. Imagens: © Imaxtree, D.R

A vida não é muito diferente de rodeo. Está cheia de saltos inesperados a acontecer a uma velocidade que não controlamos, e onde a única certeza é que mais cedo ou mais tarde nos vamos estatelar no chão. Como evitar?! Não há como! Por isso o melhor que temos a fazer é mesmo vestirmo-nos a rigor. Até podemos deixar os casacos de franja em casa, ao lado do chapéu de abas dobradas, mas as botas cowboy são para sair à rua.

As botas cowboy são uma das tendências mais fortes desta estação que introduz o frio na nossa vida. Quando chegar  rigor dos dias com temperaturas que pouco passam dos 10ºC temos as botas de cano alto para nos aconchegar as pernas, mas enquanto ainda é permito usar vestidos curtos e calções sem collants, vamos focar-nos nas botas cowboy.

O ADN das botas cowboy

Este tipo de botas tem três características fundamentais, que não têm de coexistir para que se considere uma bota de cowboy. A moda reinventou tantas vezes este tipo de calçado que basta que tenha um desses elementos, rementendo-nos para o universo do western, para ser possível considerar que uma bota faz parte desta grande família.

São os elementos fundamentais de uma típica bota cowboy: o tacão grosso e angular, o cano que termina em semi círculo, e os bordados ou desenhos na pele. Existem ainda outros dois detalhe que também podem compor este tipo de botas, são eles: a biqueira metalizada e as fivelas. Hoje em dia é difícil encontrar um exemplar que junte tudo isto ao mesmo tempo, mas certo é que alguma destas características está sempre presente, quando assunto é botas cowboy.

Como usar

Este tipo de botas é, geralmente, confortável, graças ao tacão grosso e normalmente baixo. Este conforto torna este calçado perfeito para usar no dia a dia, se a formalidade do nosso trabalho o permitir. Além disso, este tipo de sapatos não é discreto e dá sempre um toque de coolness ao coordenado. É este detalhe que faz desta,uma aposta para looks de festa informais, como uma saída à noite com amigas.

As botas de cowboy ficam especialmente bem com vestidos leves, sejam curtos ou compridos e com calções. Kate Moss é uma ótima inspiração para quem quer adotar esta tendência que uma das mais fortes da estação.

Veja na galeria em cima, como usar e onde comprar botas cowboy.