Balenciaga Ultrapassa Gucci Como a Marca Mais Popular do Momento

Os dados são relativos ao terceiro quadrimestre de 2017. Por: Joana Moreira -- Imagens: © Imaxtree

A Gucci acaba de ser destronada pela Balenciaga no top das marcas de Moda mais populares do mundo. O motor de busca Lyst em parceria com o site Business of Fashion publicaram mais um The Lyst Indexum relatório quadrimestral que classifica as marcas mais populares e os produtos mais vendidos.

O documento com dados relativos ao segundo quadrimestre do ano de 2017 colocava a Gucci no primeiro lugar. Agora, a marca que tem Alessandro Michele na direção criativa, caiu para o segundo lugar, sendo substituída pela Balenciaga de Demna Gvasalia.

 «Um logo novo e a residência na Collette mantiveram a marca na tona, ao mesmo tempo que Demna Gvasalia continua a criar produtos que impulsionam a narrativa da Moda online», avança a Lyst, elogiando a Gucci por uma «performance consistente».

De facto, a marca de Cristóbal Balenciaga tem sido uma das «queridinhas» do streetstyle nas últimas Semanas de Moda – aliás, a carteira Triangle foi um dos acessórios usados até à exaustão no estilo de rua, chegando mesmo a esgotar em algumas plataformas de e-commerce.

Off-White em destaque

A ascensão meteórica da Off-White é outro dos pontos de destaque do relatório agora revelado. A marca que tem como diretor criativo Virgil Abloh – o responsável por criações como o infame saco similar ao do IKEA – subiu 31 lugares e é agora a terceira marca mais popular no mundo. Depois desta seguem-se a Vetements, a Givenchy e a Valentino, em quarto, quinto e sexto lugares, respetivamente (todas mantendo as posições do quadrimestre anterior).

A fechar o top 10 há ainda espaço para a Saint Laurent, em sétimo lugar, a Stone Island, em oitavo, a Moncler, em nono, e a marca homónima de Raf Simons que, depois de o designer ganhar o prémio dos CFDA em roupa masculina e feminina, se fixou no último lugar das dez marcas mais populares.