Refugiados: Asos e Katharine Hamnett Lançam Nova Coleção de Apoio

A designer de 70 anos é conhecida pelas suas t-shirts com mensagens políticas. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © cortesia Asos

Em nome dos refugiados, a Asos voltou a unir-se à designer britânica Katharine Hamnett para disponibilizar, em exclusivo, uma coleção de roupa interior solidária cujas receitas revertem para a organização não governamental Help Refugees.

Já disponível na plataforma de venda online, a coleção conta com três peças em tons de preto e branco desenhadas por Hamnett: um body com as palavras Choose Love impressas na parte frontal; um soutien com uma banda elástica para suporte do peito onde também se lê o slogan da iniciativa e umas cuecas que fazem conjunto com o soutien mas que podem ser adquiridas separadamente. Todas as peças são produzidas com algodão orgânico.

Esta coleção surge um mês depois de a Asos lançar várias t-shirts e sweatshirts unissexo também da autoria de Katharine Hamnett, conhecida pelos seus esforços no sentido de tornar a Moda mais sustentável e, principalmente, pelas suas t-shirts com mensagens políticas, sendo exemplo as recentes “Cancel Brexit“; “Second Referendum Now” e “Vote Trump Out“. As peças que resultaram dessa primeira parceria entre a gigante de e-commerce e a designer, também com o propósito de  apoiar a Help Refugees estão ainda disponíveis no site da Asos.

Fundada por um pequeno grupo de amigos no verão de 2015, aquando do início da crise de refugiados em Calais, a Help Refugees é hoje uma instituição sem fins lucrativos firmada no panorama mundial que, no espaço de três anos, já conseguiu ajudar mais de 600 mil migrantes num total de 10 países.

Moda com impacto social

Este tipo de parcerias não são estranhas à Asos, que tem vindo a apoiar algumas organizações não governamentais e instituições de caridade. A ajuda prestada à Udayan Care, uma associação destinada a proteger orfãos na Índia, é disso exemplo e culminou na criação de dois novos centros de acolhimento para crianças e mulheres desfavorecidas.