O Próximo Desfile de Alexander Wang Vai Acontecer à Vista de Todos

Adeus exclusiva primeira fila. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: © Imaxtree

A escolha de lugares históricos nova-iorquinos e a alusão ao sonho americano não é novidade nos desfiles de Alexander Wang. O designer americano com descendência taiwanesa apresentará a sua próxima coleção, esta sexta-feira, 31 de maio, no Lower Plaza do Rockefeller Center. Mas o que é realmente novo neste desfile é que poderá ser visto por todos.

O desfile acontecerá no centro do Rockefeller Center, onde costuma estar o ringue de patinagem, no inverno. No Lower Plaza, os convidados e a imprensa serão sentados à volta do ringue. Enquanto que o andar superior – upper plaza — permanecerá aberto a qualquer pessoa que queira assistir ao desfile.

«Parte da importância de ser neste local é pela sua boa organização para a indústria sentar-se e ver o desfile de uma forma controlada no patamar inferior (…)  Depois, essencialmente, convidamos Nova Iorque para vir experimentar o desfile do patamar superior. Como uma marca americana enraizada em Nova Iorque, o Rockefeller Center representa a energia e o epicentro da cidade de Nova Iorque», afirmou um representante da marca à WWD.

Além do desfile na Lower plaza, haverá no patamar superior, para o público em geral, stands de comida e bebida, entretenimento de rua e transporte a pedal. «Pensámos nisto como um momento público para aqueles que vêm assistir ao desfile poderem experimentar algo mais do que vê-lo do andar superior» revelou um representante da marca à WWD.

A mudança do calendário

Alexander Wang anunciou, em janeiro de 2018, que não voltaria a apresentar as suas coleções durante as semanas da moda de Nova Iorque. O designer decidiu começar a apresentar os seus desfiles antecipadamente relativamente ao calendário oficial. Wang levou as coleções que sucederam esta decisão a lugares simbólicos da História da cidade. O seu desfile primavera-verão 2019 teve lugar no Pier 17, localizado num importante porto comercial de Manhattan. E o desfile outono-inverno 2010 no Williamsburgh Savings Bank, uma antiga instituição do fim do século XIX, no famoso bairro de Williamsburg, no Brooklyn.

O icónico Rockefeller Center 

O Rockefeller Center é um complexo de edifícios comerciais de Manhattan. Construído entre 1930 e 1939 para a família Rockefeller, este complexo é composto por uma série de construções arquitetónicas emblemáticas. Edifícios no estilo Art Déco localizados entre a luxuosa Quinta Avenida e a Sexta Avenida. Alguns edifícios denominados de ‘torres de estilo internacional’, dos anos 60 e 70. E uma praça e rua centrais, que dividem o complexo, com o nome de Rockefeller Plaza.

A Lower Plaza fica no centro do Rockefeller Center, abaixo do nível do solo. Lugar do ringue de patinagem durante os meses de inverno. Uma estátua dourada de Prometeu adorna o espaço.

No andar imediatamente superior, e mesmo por cima da estátua, é o lugar da famosa árvore de natal que todos nos lembramos de Sozinho em Casa: Perdido em Nova Iorque.