Os Vestidos de Alta Costura de Viktor & Rolf Somos Todos Nós Na Vida

Não há melhor resumo, nem vestidos mais instagramáveis. Por: Inês Aparício -- Imagens: © Imaxtree.

«I’m not shy, I just don’t like you» (numa tradução livre, «não sou tímido, apenas não gosto de ti»), «Sorry I’m late, I didn’t want to come» («desculpa o atraso, não queria vir») ou um simples «No» («não») estampam metros de tule que dão forma a vestidos. Porque enviar cartas, sms ou mensagens pelas redes sociais seria muito mainstream, Viktor & Rolf escreveram notas para qualquer momento do dia (ou mood) em peças de roupa maiores que a vida. Uma coleção de alta costura que parece gritar, a plenos pulmões, todos os estados de alma que cabem neste mundo, dispensando assim que saia da nossa boca uma única palavra.

A dupla deu o nome de «Fashion Statments» à coleção e este nome não poderia ser mais apropriado. Numa parada em que todas as cores do arco-íris pintam várias camadas de tule, Viktor Horsting e Rolf Snoeren apresentaram, em Paris, a sua coleção mais honesta e sarcástica. Através de expressões como «Leave me alone» (em português, «deixa-me em paz) ou «Whatever» («tanto faz») refletiram, da melhor forma, o nosso estado de espírito às segundas-feiras – ou na vida no geral.

Estas mensagens adornaram vestidos de proporções exageradas, nos quais o oversized adquiriu um novo significado. As mangas, também elas volumosas, e a sobreposição de folhos transportaram-nos para a época vitoriana, ainda que pensadas  para um mundo muito dramático e repleto de tutus de bailarinas, no qual as lições de vida não cabem num livro de autoajuda regular. No entanto, houve também espaço para frases inspiracionais positivas, sendo a icónica declaração de Frida Kahlo «I’m my own muse» (traduzida em «sou a minha própria musa») prova disso.

Apesar da expressão «No photos please» (que significa, «por favor, não tire fotografias») adornar um vestido em degradé, passando do lilás ao verde em faixas de tule, existem provas fotográficas do desfile. Por isso, veja na galeria, em baixo, as imagens dos coordenados apresentados na Semana de Moda de Alta Costura por Viktor & Rolf.