A Trufa Branca Volta a Brilhar No Restaurante Varanda, do Ritz

Conheça o novo menu do chef Pascal Meynard dedicado ao mais nobre dos fungos. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

No restaurante Varanda, do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, a tradição ainda é o que era: ano sim, ano sim, pela altura de novembro, o chef Pascal Maynard começa a idealizar um menu de degustação à altura da preciosa trufa branca, esse nobre e raro fungo que só se encontra em Itália e ao qual é impossível ficar indiferente pois ora se ama, ora se odeia.

Munido das melhores trufas, o chef vai compondo um menurico em sabores e em texturas, inteiramente dedicado a este tesouro gastronómico. À mesa chega, em primeiro lugar, um prato que une terra e mar: vieiras snackées, couve flor, óleo de avelã e, pois claro, trufa branca. Segue-se o tagliolini fresco com parmesão e emulsão de trufa branca, um clássico do restaurante Varanda que Pascal Meynard mantém no seu menu de trufas, para agrado de todas as pessoas que já experimentaram o prato em anos anteriores.

Para opção principal, é possível escolher uma de duas criações: o filet mignon com espargos verdes, pecorino e emulsão de trufa branca ou o filete de peixe-galo, legumes de inverno, cogumelos chanterelles, trompettes de la mort e trufa.

O menu, que tem o valor de €160 por pessoa (sem bebidas), termina com uma sobremesa igualmente trufada: gelado de fava tonka e trufa, caramelo e flor de sal. Prevê-se que fique disponível no restaurante Varanda até meados de dezembro (a data não é precisa pois é até a trufa durar) e todas as reservas devem ser feitas antecipadamente, através do contacto telefónico 21 381 1400.