As Icónicas Supermodelos dos Anos 90 Vão Ter Uma Série Documental

Uma viagem no tempo pela história e carreira de Naomi, Cindy, Linda e Christy. Por: Inês Aparício Imagens: © Apple TV.

Naomi Campbell, Cindy Crawford, Linda Evangelista e Christy Turlington: os nomes são incontornáveis no mundo da Moda e, mesmo fora dele, poucos são os que não os conhecem. Ainda assim, a história da ascensão interestelar destas supermodelos durante as décadas de 80 e 90 será contada numa série documental desenvolvida pela Apple TV, a The Supermodels.

De acordo com a plataforma de streaming, este documentário incluirá entrevistas exclusivas às quatro modelos, «que irão revisitar as suas carreiras icónicas e o cenário disruptivo da moda nos anos 90, que continua a ecoar nos dias de hoje». «The Supermodels viaja atrás no tempo até 1980, quando quatro mulheres de diferentes cantos do mundo se unem em Nova Iorque. Já umas forças da natureza por si próprias, transcenderam, juntas, a indústria. O seu prestígio era tão extraordinário que as quatro suplantaram as marcas que apresentavam, tornando os nomes Naomi, Cindy, Linda e Christy tão proeminentes quanto os designers que as vestiam», refletiu a Apple TV, em comunicado. «Enquanto a indústria da moda continua a redefinir-se – assim como os papéis das mulheres -, esta é a derradeira história de poder e de como quatro mulheres se juntaram para reivindicar e pavimentar o caminho para as que as seguiram», completou.

Ainda nada se sabe quanto à data de estreia, mas o mesmo não se pode dizer quanto à equipa por trás deste projeto. Barbara Kopple terá a realização do documentário por sua conta, ao passo que Sara Bernstein e Justin Wilkes foram os escolhidos para produtores executivos.

Um entusiasmo partilhado por todas

Nas suas redes sociais, cada uma das ‘super’ mostrou-se contente por fazer parte desta série, elogiando a equipa e, no caso de Cindy Crawford, revelando mais alguns detalhes relativamente ao documentário. «Estou entusiasmada para me reunir com as minhas amigas para, juntas, celebrarmos e examinarmos o modo como as supermodelos transcenderam as perceções tradicionais e limites de ser modelo na indústria da moda ao longo do tempo. Com o apoio da Imagine Documentaries e a realizadora premiada Barbara Kopple, planeamos explorar as figuras dinâmicas e mudanças nos órgãos de comunicação e cultura que ajudaram a espelhar e definir esta era icónica», escreveu.

«Mal posso esperar para olhar para trás neste tempo sem precedentes na Moda com estas mulheres incríveis com quem cresci», declarou Christy Turlington. «Adoraria que as pessoas vissem isto como uma celebração não apenas das nossas histórias individuais, mas do poder da amizade, dos sonhos e da perseverança», afirmou Linda Evangelista, na sua conta de Instagram. «Espero que a nossa jornada vista na série documental encoraje, motive e inspire jovens por todo o mundo», acrescentou Naomi.